ACRE DEBATE HANSENÍASE E DIREITOS HUMANOS

ACRE DEBATE HANSENÍASE E DIREITOS HUMANOS

ACRE DEBATE HANSENÍASE E DIREITOS HUMANOS

Seminário e encontro de filhos separados pelo isolamento compulsório da doença fazem parte da programação especial, que acontece em Cruzeiro do Sul

Na próxima quarta-feira, 08 de maio, o município de Cruzeiro do Sul, no Acre, recebe uma programação especial promovida pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Na parte da manhã, um seminário realizado no auditório do Centro de Saúde Manoel Bezerra Cunha vai debater o tema “Hanseníase, preconceito e controle social”. Já o final da tarde será marcado pelo Encontro Municipal dos Filhos Separados pelo Isolamento Compulsório no Vale do Juruá, que contará com a presença de autoridades e de pessoas que foram separadas de seus familiares durante o isolamento compulsório de pacientes com hanseníase, política pública vigente no país até a década de 1980. O evento acontece na Praça do Centro Cultural Cruzeiro do Sul, às 18h.

O coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, ressalta que este tipo de iniciativa, promovida em todo o País, é fundamental para o resgate da cidadania das pessoas que foram separadas de seus familiares durante o isolamento compulsório dos pacientes com hanseníase e para a reivindicação de seus direitos. “Para dar visibilidade política a essa questão, realizamos audiências públicas sobre o tema em todos os Estados brasileiros. O Encontro em Cruzeiro do Sul reforça a mobilização local em torno da causa, para que possamos avançar na reparação das vítimas do maior episódio de alienação parental da História do Brasil”, aponta Artur.

 Protagonismo na defesa dos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase

O município de Cruzeiro do Sul foi o segundo no país a realizar a regularização das terras de uma ex-colônia. A ação beneficiou 200 famílias com a entrega dos títulos de propriedade em terras da antiga colônia Ernani Agrícola.

“A mobilização no Acre é um modelo para todo o Brasil. Além da regularização fundiária, o Estado preserva a história da hanseníase revivendo a bela trajetória de vida de Bacurau para que episódios como o do isolamento compulsório não voltem a se repetir”, avalia Artur, se referindo a Sala de Memória da Casa Bacurau, localizada em Rio Branco, reinaugurada e reaberta ao público em dezembro de 2012.

SERVIÇO
Seminário “Hanseníase, preconceito e controle social”
Data: Quarta-feira, 08 de maio, 8h30
Local: Auditório 
Centro de Saúde Manoel Bezerra Cunha
Avenida 25 de agosto, s/n
Cruzeiro do Sul – Acre

Encontro Municipal dos Filhos Separados pelo Isolamento Compulsório no Vale do Juruá

Data: Quarta-feira, 08 de maio, 18h
Local: Praça do centro Cultural Cruzeiro do Sul
Avenida Rodrigues Alves, Centro
Cruzeiro do Sul – Acre

CONTATO

Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN
Assessoria de Comunicação
Bel Levy – 21 7240 4488
Renata Fontoura – 21 9615 0648
TELEHANSEN: 0800 26 2011
imprensa@morhan.org.br