A Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), promove na próxima semana – segunda e terça (10 e 11) – na Praça Veríssimo de Mello o projeto “Carretinha da Saúde”, que visa difundir informações e oferecer serviços de diagnóstico da hanseníase. O projeto conta também com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.
Segundo o gerente do Programa Municipal de Dermatologia Sanitária, Cláudio Guimarães, o objetivo principal da ação é a identificação de possíveis casos da doença para o encaminhamento imediato dos pacientes ao tratamento, de forma a evitar a ocorrência de sequelas.
Ele acrescenta que a atividade também é importante para difundir informações sobre o tema e contribuir para o enfretamento do preconceito que ainda envolve a hanseníase. Em Macaé, 22 pacientes estão em tratamento, que em média dura entre seis e 12 meses.
A Carretinha da Saúde é um caminhão itinerante, com três consultórios e sala de espera. No veículo, todos recebem informações sobre a doença e seus sintomas, se consultam com um médico, realizam um exame para identificar se estão com hanseníase. O funcionamento será de 8h às 17h.
Leia o restante desta matéria no site da Prefeitura de Macaé, clicando aqui.