Ministro apresenta ao Conselho Nacional de Saúde nova proposta para os PDPs

Ministro apresenta ao Conselho Nacional de Saúde nova proposta para os PDPs

Ministro apresenta ao Conselho Nacional de Saúde nova proposta para os PDPs

O ministro da Saúde, Arthur Chioro apresentou, hoje, em primeira mão, a proposta de uma nova Portaria que regulamenta o estabelecimento de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) ao Pleno do Conselho Nacional de Saúde. 

De acordo com o ministro, o objetivo é estabelecer um marco institucional sólido e claro para a contratação de PDPs.

“É preciso que as regras do jogo sejam muito claras para todos os envolvidos, para que não haja reinterpretações ao longo do processo.

O novo documento redefine diretrizes e critérios sobre como submeter um projeto, monitorar e avaliar. Além disto, uma lista de produtos estratégicos para o SUS será definida e divulgada para garantir transparência sobre quais produtos poderão ser objeto de PDPs. O ministro explicou que estes produtos não são, necessariamente, remédios. Podem ser vacinas, equipamentos, softwares, medicamentos, por exemplo.

Chioro informou ao conselho que irá submeter a proposta de Portaria às organizações de classe e associações, para avaliação e sugestões, e que, depois, a Portaria estará disponível para audiência pública pelo prazo de quinze dias.
Parcerias — As PDPs são a política governamental destinada a possibilitar transferência de tecnologia entre instituições públicas e privadas e encomendas tecnológicas vinculadas às demandas de produtos estratégicos para SUS. Como resultado, as instituições públicas estarão capacitadas a produzir os fármacos, vacinas etc. a um custo mais baixo para que o SUS atenda a população.

Texto: Waldemar Gadelha – ASCOM/CNS

 

Foto: Rafael Bicalho – ASCOM/CNS


NESTA REUNIÃO O MORHAN SE MANIFESTOU POR SER MEMBRO TITULAR NA COMISSÃO INTERSETORIAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, QUE PROCUPA-SE PARA QUE ESSAS PDPs NÃO SEJAM MERAMENTE LIGADAS A POLITICA DE MEDICAMENTOS, MAS TAMBÉM PARA EQUIPAMENTOS, INSUMOS ESTRATÉGICOS QUE ESTÃO FORA DA INCORPORAÇÃO TECNOLÓGICA, QUE POSSAM ATENUAR O CRESCENTE QUADRO DE PESSOAS ADQUIRINDO SEQUELAS E DEFICIÊNCIAS.

Esta proposta entrará em consulta pública na pagina do Ministério da Saúde e ficamos de emitir opinião enquanto Movimento Social.