Morhan coleta dados para intensificar a luta contra a hanseníase no Brasil

Morhan coleta dados para intensificar a luta contra a hanseníase no Brasil

A hanseníase já foi considerada uma doença tabu. Hoje, governo, organizações sociais e voluntários lutam para acabar com o preconceito e divulgar informações sobre a doença. Mesmo assim, as dúvidas sobre contágio, sintomas e tratamento ainda impedem a eliminação da enfermidade. Por isso, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) oferece serviços gratuitos de atendimento à população.

 

Dois deles são o Telehansen, que já completa uma década de existência, e o Webhansen, implantado em 2012. Disponíveis para todo o Brasil, ambos estão centralizados atualmente em Uberaba (MG). A concentração dos serviços visa trazer maior agilidade e solução para os usuários por utilizar uma estrutura tecnológica e equipe que possibilitem a coleta desses dados, sua análise e elaboração de relatórios.

 

O Webhansen é um canal de comunicação online para falar sobre hanseníase e suas características. O chat foi o primeiro do mundo voltado especificamente à hanseníase e tem como intuito ser um instrumento prático e eficaz, capaz de atingir um grande número de pessoas. O acesso pode ser realizado através do site www.morhan.org.br/webhansen.

 

Já Telehansen sempre foi uma central receptiva de pessoas com dúvidas sobre hanseníase em todo o país, que por meio de um telefonema gratuito (0800-0262001) fazem denúncias, esclarecem suas dúvidas e utilizam o amparo do serviço social ou jurídico do Morhan.

 

Segundo Artur Corrêa, voluntário do Movimento, o objetivo agora é ir além. “Estamos coletando as informações para avaliação dos serviços de saúde e vamos utilizar os relatórios bimestrais que serão produzidos para o direcionamento das ‘lutas’ do Morhan utilizando os dados como um reflexo do serviço de saúde”, explica.

 

Se você tem alguma pergunta, sugestão ou deseja obter mais informações sobre o assunto, utilize os serviços, seja online ou telefone, e colabore com o combate à doença no Brasil.

 

A doença
A hanseníase é causada por um micróbio, o Mycobacterium leprae (o bacilo de Hansen), que ataca a pele e os nervos, principalmente dos braços e das pernas. A hanseníase tem cura e, se descoberta precocemente e tratada de maneira adequada, não deixa seqüelas. Qualquer mancha clara e com perda de sensibilidade na pele deve ser considerada suspeita de hanseníase e o portador terá de ser encaminhado para uma unidade de saúde pública. A forma de transmissão ocorre pelas vias aéreas, com a liberação de bacilos por uma pessoa que esteja com a doença, na forma transmissível,  que ainda não esteja em tratamento.

 

O tratamento da hanseníase é feito gratuitamente nos ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de internação. O paciente em tratamento pode conviver com a família, no trabalho e na sociedade sem qualquer restrição.

 

Vamos juntos eliminar a hanseníase!!