Morhan Nacional vai ao Acre para formação de lideranças, reunião com autoridades e encontro com filhos e filhas separados
n
No dia 19 de agosto, um grande encontro vai reunir filhos separados e domiciliados, pessoas atingidas pela hanseníase e autoridades locais para discutir os desafios para a garantia de direitos e reparações
n
n
Uma intensa agenda marcará a passagem da coordenação nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) pelo Acre, entre os dias 17 e 20 de agosto. Treinamento de lideranças, inauguração de novo núcleo do movimento, entrevistas e reuniões com autoridades do executivo e do judiciário integram a programação, que terá seu ponto alto no dia 19, segunda-feira, com o Encontro de Filhos/as Separados/as e Domiciliados/as, às nove horas, na sede do Morhan em Rio Branco (veja agenda completa abaixo).
n
n
Artur Custódio, da coordenação nacional do movimento, será o responsável pelos cursos de formação de lideranças que serão realizados em dois núcleos: Rio Branco e Sena Madureira. Temas como a história do Morhan, legalização dos núcleos, voluntariado, estigma e preconceito, participação social e reabilitação serão tratados nos treinamentos, que integram o projeto que o Morhan desenvolve com o apoio da Fundação Sasakawa.
n
n
Em Sena Madureira, a coordenação nacional do movimento participa ainda na inauguração oficial do núcleo do Morhan, com a eleição e posse da primeira gestão do núcleo, no dia 18.
n
n
A hanseníase no Acre
n
Em 2018, o estado registrou cerca de 170 novos casos da doença, um aumento em relação aos anos anteriores: 110 novos em 2017 e 116 em 2016. Isso representa uma taxa de detecção de 23 novos casos para cada cem mil habitantes, bem acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada por um microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. É muito importante diagnosticar a doença logo no início. Ninguém que tenha a doença precisa se afastar da sociedade, nem deixar de trabalhar ou ficar perto de sua família, porque tão logo seja iniciado o tratamento a doença deixa de ser transmissível. A doença tem cura e tratamento gratuito pelo SUS.
n
n
Até a década de 80, no entanto, as pessoas acometidas pela doença eram excluídas do convívio social e condenadas ao confinamento em colônias, sem justificativa científica para isso – dado que a cura da doença é conhecida desde a década de 1940. Essa história, ainda recente, aconteceu também no Acre e envolve a separação de famílias: os filhos e filhas das pessoas segregadas nas colônias eram separados de seus pais. A reparação por esta grave violação dos direitos humanos das pessoas envolvidas também é pauta do Morhan e será discutida no encontro do dia 19.
n
n
Confira a agenda completa:
n
17/08/2019
n
*Treinamento com lideranças do Morhan em Rio Branco
n
LOCAL: sede do Morhan
n
HORÁRIO: das 8h30 às 12h
n
n
*Participação no programa a Voz do Morhan, Rádio Difusora Acreana.
n
HORÁRIO: Das 13h30 às 14h
n
n
*Treinamento “noções básicas de fotografias” para membros do Morhan.
n
LOCAL: sede do Morhan
n
HORÁRIO: das 15h às 17h
n
n
18/08/2019
n
* Eleição e posse da diretoria do núcleo do Morhan Sena Madureira.
n
LOCAL: Secretaria Municipal de Saúde
n
HORÁRIO: das 8h às 9h
n
n
*Treinamento com lideranças do Morhan em Sena Madureira
n
LOCAL: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde
n
HORÁRIO: Das 9h10 às 12h
n
n
19/08/2019
n
*Entrevista das 8h às 8h30
n
n
*Encontro de Filhos Separados e Domiciliados
n
LOCAL: sede do Morhan Rio Branco
n
HORÁRIO: das 9h às 12h
n
n
*Reunião na Promotoria de Justiça em Saúde do MP/AC
n
LOCAL: sede da promotoria
n
HORÁRIO: das 14h às 16h
n
n
20/08/2019
n
*Reunião com deputados membros das Comissões: Direitos Humanos e Saúde/Cidadania
n
HORÁRIO: das 9h às 11h30
n
LOCAL: Assembleia legislativa do AC
n
n
*Entrevista das 13h30 às 14h
n
n
*Reunião com Governador Gladson Cameli (A confirmar)
n
HORÁRIO das 15h às 17h.