Secretaria Estadual de Saúde, Morhan e Miss Mundo Brasil unem esforços e intensificam enfrentamento à hanseníase no Maranhão
n
n
Diversas cidades do Maranhão estão recebendo ações de enfrentamento à hanseníase, doença para a qual o estado apresenta uma das maiores incidências do Brasil, nesta semana. Na segunda-feira (14/2), o secretário de Estado da Saúde Carlos Lula visitou a antiga colônia do Bonfim, hoje Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís, acompanhado do coordenador nacional do Morhan Artur Custódio, da Miss Mundo Brasil Caroline Teixeira e da Miss Maranhão Danielly Martins. Confira fotos da agenda aqui.
n
n
O grupo conheceu as obras de revitalização do hospital Aquiles Lisboa. “O Governo do Estado tem contribuído com a luta em favor do acesso ao tratamento da hanseníase no Maranhão. Por isso, temos realizado constantes investimentos no Hospital Aquiles Lisboa. Essa visita dá visibilidade a serviços que são oferecidos gratuitamente na rede estadual de saúde e que podem ajudar muitas pessoas”, afirmou o secretário Carlos Lula.
n
n
Além disso, o Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – está inaugurando novos núcleos nos municípios de São Luís, Pinheiro e Cantanhede (veja agenda abaixo). A programação integra a campanha global Don’t Forget Hansen’s Disease – Não Esqueça da Hanseníase, idealizada pelo embaixador da boa vontade da OMS para a eliminação da doença no mundo, Yohei Sasakawa, à qual a SES-MA aderiu em dezembro de 2021. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção para os impactos da pandemia de covid-19 também sobre o enfrentamento à hanseníase.
n
n
> Confira a música tema da campanha em português e em inglês.
n
n
EFEITOS JÁ SÃO SENTIDOS NO BRASIL E NO MARANHÃO – Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2019, o Brasil registrou 27.864 novos casos da doença, enquanto em 2020 esse número caiu para 17.979 e, em 2021, 15.155. O Maranhão, que registrou 3.189 novos casos de hanseníase em 2019 – com uma taxa de incidência de 45 novos casos por 100 mil habitantes, a terceira maior do país naquele ano – também viu os registros caírem para 1.891 novos casos, em 2020 e 1.658, em 2021.
n
n
O coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, explica que essa diminuição do número de casos, infelizmente, não pode ser comemorada: “Significa que, por conta da paralisação de políticas públicas de busca ativa de casos e das dificuldades de acesso aos serviços de saúde impostas pela pandemia e pela gestão da pandemia no Brasil, novos casos deixaram de ser registrados e, assim, pessoas que deveriam estar em tratamento ainda não contaram sequer com o diagnóstico”. Sem tratamento, os casos não identificados correm risco de desenvolver um quadro de sequelas físicas irreversíveis. O tratamento e diagnóstico oportunos impedem o desenvolvimento de lesões mais graves e o aparecimento ou a piora de incapacidades físicas, e também quebram a cadeia de transmissão, já que os pacientes em tratamento não transmitem a doença.
n
n
“A situação é muito grave: o subdiagnóstico de casos se soma ao problema da subnotificação que vem sendo denunciado há anos pelo Morhan e pela Sociedade Brasileira de Hansenologia”, afirma o dirigente do Morhan. Isso significa que, anualmente, o Brasil já vinha identificando um número de novos casos aquém da realidade da doença no país, cenário que fica ainda mais crítico com a drástica redução de novos diagnósticos. “Se não houver uma política pública robusta que priorize o enfrentamento deste problema, as consequências serão drásticas e afetarão milhares de pessoas”, completa Custódio. Por tudo isso, a campanha Não Esqueça da Hanseníase é hoje mais importante do que nunca.
n
n
O concurso Nacional de Beleza, que organiza o Miss Mundo Brasil, foi a primeira organização a desenvolver ações no âmbito da campanha no país. A vencedora do concurso em 2021, Caroline Teixeira, tornou-se a embaixadora da causa no país e tem acompanhado a coordenação nacional do Morhan nas atividades de divulgação da campanha.
n
n
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES NO MARANHÃO:
n
n
Segunda-feira (14 de fevereiro) – 14 horas – já realizado, veja fotos
n
Visita de comitiva com representantes da SES Maranhão, coordenação nacional do Morhan e Miss Mundo Brasil à antiga colônia do Bonfim (R. José Sarney, s/n – Bonfim, São Luís – MA)
n
n
Segunda-feira (14 de fevereiro) – 16 horas – já realizado
n
Fundação do núcleo Morhan São Luís, também na antiga colônia do Bonfim (R. José Sarney, s/n – Bonfim, São Luís – MA)
n
n
Terça-feira (15 de fevereiro) – 15 horas
n
Fundação do núcleo Morhan Pinheiro
n
Faculdade Supremo Redentor (FACSUR) – Rua Floriano Peixoto, 606, Centro – Pinheiro/MA
n
n
Quarta-feira (16 de fevereiro) – 14h horas
n
Fundação do núcleo Morhan Cantanhede – com a participação do secretário municipal de Saúde Jairon Dantas
n
Centro comunitário de múltiplo uso – Rua José Rego esquina com Avenida Rio Branco – Cantanhede / MA
n
n
Foto: Marcio Prado