21 de setembro de 2006

21 de setembro de 2006

Município amplia aposentadoria para servidor com doença grave no Rio de Janeiro

Foi sancionada nesta quinta-feira (21) a Lei Complementar nº 81, sugerida pelo município, que amplia a relação de doenças graves e casos de deficiência com os quais os funcionários públicos da Prefeitura do Rio poderão se aposentar. A medida altera o Artigo 92 do Estatuto dos Funcionários Públicos do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro (Lei nº 94, de 14 de março de 1979). Entre as doenças que permitirão a aposentadoria dos funcionários, estão a paralisia irreversível, cegueira posterior ao ingresso no serviço público municipal, AIDS, cardiopatia grave, câncer, esclerose múltipla e hanseníase. Também serão beneficiados os acometidos de alienação mental, tuberculose ativa, doença de Parkinson, nefropatia grave, distrofia muscular progressiva, hepatopatia grave e outras moléstias.  A medida foi anunciada na edição de hoje (21/09) do Diário Oficial do Município.   Fonte: Jornal “Extra” (RJ)

Município amplia aposentadoria para servidor com doença grave no Rio de Janeiro Read More »

CADES promove 2ª Feira de Saúde no Acre

Mais de vinte entidades de saúde estarão expondo suas atividades na Escola Serafim Salgado amanhã, a partir das 8 horas. O evento faz parte da 2ª Feira de Saúde “Unidos pela Vida”, idealizado pela Central de Articulação das Entidades de Saúde, que objetiva a promoção social e a educação popular em saúde.De acordo com a coordenadora da CADES, Verônica Loureiro, há uma carência muito grande de informações referentes às entidades acreanas que trabalham com a saúde, seja em qual for a área. Por isso, muitas pessoas deixam de procurar apoio ou até mesmo de oferecer trabalho voluntário. E na intenção de quebrar essa barreira entre entidades e população, é que a CADES promove a feira, conta ela.“O que a gente quer é mostrar para a população que existe uma terceira opção, depois do apoio que o Governo e a prefeitura já dão. São entidades que têm trabalhos importantes, que apóiam as pessoas que tem algum tipo de enfermidade”, declarou.A Pastoral da Criança estará com um estande no local fazendo pesagem de crianças e orientando pais sobre a farinha múltipla; a Apoac também estará no local realizando avaliação física; a AOEAC com a apresentação de um boneco anatômico com bolsa coletora; a Adevi com demonstração de braile, e assim, outras entidades trabalharão alguma atividade dentro da sua função.Na mesma oportunidade, serão oferecidos ao público em geral palestras e oficinas sobre sexo seguro, prevenção em drogas, saúde mental, métodos contraceptivos, orientações nutricionais e aleitamento materno.Além disso, haverá uma demonstração do exame de hanseníase, realização do exame de glicemia capilar e de pressão. Um mural com dicas diversas de saúde estará reforçando a feira, salienta a coordenadora.“Passamos seis meses nos dedicando a organização desta feira para garantir que ela saia bastante rica em informações. Quem quiser nos prestigiar é só comparecer à escola, onde estaremos das 8h às 18 horas”, completou. Por Renata Brasileiro, do site “Página 20”

CADES promove 2ª Feira de Saúde no Acre Read More »

Profissionais de saúde do Cabo recebem capacitação sobre hanseníase

Profissionais da rede de saúde do Cabo de Santo Agostinho (PE) vão participar de uma capacitação para que possam oferecer um melhor atendimento aos pacientes com hanseníase. O objetivo é atualizar médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e assistentes sociais a lidar com o agravo da hanseníase no município.O encontro acontece nos dias 21, 22, 27 e 28 de setembro, no Hotel Enseada dos Corais. Serão 100 profissionais capacitados durante os quatro dias do evento. Um dos temas abordados será o preconceito que os portadores da doença ainda enfrentam. Do site Notícias 360º

Profissionais de saúde do Cabo recebem capacitação sobre hanseníase Read More »

Detentos em Alagoas fazem testes para detectar AIDS

Mais de 200 reeducandos dos presídios Cyridião Durval e Rubens Quintella participaram ontem da II Ação Integrada de Educação e Saúde. Foram realizados testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), como também ações educativas, de prevenção e conscientização sobre doenças como DST/HIV/Aids, tuberculose, hanseníase e diabete. O trabalho é feito numa parceria entre a Secretaria Executiva de Ressocialização e as secretarias estadual e municipal de Saúde, por meio dos Programas de DST/HIV/Aids e Tuberculose. A ação tem ainda a participação do Hemopac e dos programas de hipertensão, diabetes e hanseníase. O secretário de Ressocialização, Aurélio Rosendo, informou que a participação dos reeducandos na ação de saúde é espontânea. De acordo com Kátia Lins, do Departamento de Educação do Sistema Prisional, a ação itinerante se preocupou não apenas com a detecção de doenças como também com a prevenção e educação. A Ação Integrada de Educação e Saúde aconteceu em julho passado no presídio Baldomero Cavalcanti. Foram realizados 219 testes de DST/HIV/Aids, sendo detectado que quatro reeducandos estão infectados com o vírus HIV e 28 com sífilis. Estes reeducandos já começaram o tratamento. Os resultados dos exames realizados ontem serão repassados no prazo de um mês pelo Hemopac à Secretaria de Ressocialização. Extraído do site “Tribuna de Alagoas Online”

Detentos em Alagoas fazem testes para detectar AIDS Read More »