10 de novembro de 2007

10 de novembro de 2007

Relação Estado e Sociedade/Movimento Social: Cobrança de ações consistentes para o Governo e para a melhoria na comunicação entre núcleos

O grupo referente à Relação Estado e Sociedade/Movimento Social deixou claro que o MORHAN não deve realizar o papel do Estado na questão curativa e sim cobrar ações consistentes em relação à hanseníase. O movimento deve trabalhar de acordo com a sua filosofia, além de melhorar a comunicação entre os núcleos. Entre as propostas, foram votadas maior acessibilidade aos tratamentos e colaboração entre Estado e município.

Relação Estado e Sociedade/Movimento Social: Cobrança de ações consistentes para o Governo e para a melhoria na comunicação entre núcleos Read More »

Direitos Humanos: Informação é fundamental

O grupo que discutiu os Direitos Humanos acredita que há uma falta de divulgação das informações para a população. Para tal, foi proposto que todos os núcleos do MORHAN criassem uma oficina de capacitação e educação continuada em Direitos Humanos. O respeito às minorias (sexuais, raciais), regulamentação dos núcleos e a criação de uma ouvidoria local para acompanhamento integral dos pacientes também foram pauta dessa discussão.

Direitos Humanos: Informação é fundamental Read More »

Grupos de Trabalho: Questões fundamentais para o Movimento são discutidas

Direitos Humanos, Seguridade Social, Trabalho, Reabilitação e Relação Estado/Sociedade com o Movimento Social. Esses cinco temas, fundamentais para a gestão do MORHAN, foram amplamente discutidos na tarde de hoje (10), durante o XIII Encontro Nacional. Membros do movimento, representando as regiões brasileiras, se dividiram em cinco grupos para refletir sobre ganhos, dificuldades e propostas sobre o assunto escolhido. Os resultados vão ajudar a conhecer as ações do MORHAN em todo o País, a fim de auxiliar o movimento a crescer e atingir seus objetivos sociais. Foto: Artur Custódio explica a metodologia para o grupo de Reabilitação.

Grupos de Trabalho: Questões fundamentais para o Movimento são discutidas Read More »

Mesa com parceiros do MORHAN é destaque do segundo dia de atividades

Após a votação das recomendações dos Conselheiros de Direitos, foi apresentada mesa com os novos parceiros do MORHAN. Representantes da UNIMED, Febrafarma e Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI) expuseram seus projetos para o Movimento.  A UNIMED anunciou que o laboratório NOVARTIS também está engajado na luta para o controle da hanseníase. O diretor executivo da Febrafarma, Jorge Dias, falou sobre o projeto “Me conte a sua história”, assistindo idosos abandonados em todo Brasil. Sobre o Caminhão da Saúde, iniciativa lançada na abertura do II Encontro de Colônias, afirmou que a carreta não encerra a ação. “É uma tentativa de incentivar a mídia a trabalhar pela causa, funcionando como uma espécie de outdoor ambulante”. O veículo começará a circular pelos três Estados com alta prevalência da doença: Tocantins, Maranhão e Pará.  A mídia também foi o destaque do discurso do Dr. Rodrigo Lacerda, representante da Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI). Ele lembrou que o Jornal Educar (house organ da associação) é uma ferramenta encaminhada a todos os profissionais – da educação e da saúde. “Através deste veículo, visamos educar, informar e levar a questão do movimento sobre a hanseníase para o professor, que é um formador de opinião”.  Finalizando, Luiza Cláudia Abreu (Secretaria Municipal de Saúde de Maracanaú – CE) alertou para que na realização desses trabalhos nos municípios integre as coordenações estaduais e municipais. “O diagnóstico e tratamento estão no Serviço Público, é nosso dever fazer funcionar essas unidades”.

Mesa com parceiros do MORHAN é destaque do segundo dia de atividades Read More »