31 de outubro de 2009

31 de outubro de 2009

Núcleo Juazeiro do Norte elege nova coordenação

O núcleo do MORHAN Juazeiro do Norte (CE) elegeu nova coordenação para o biênio 2009-2011. Veja a lista:Coordenador: Francisco Faustino PintoVice-Coordenadora: Maria Gracieudes do Nascimento MachadoSecretário Geral: Francimilton Santos Duarte Segundo Secretário Geral: Andreilson Raniere Braz da SilvaSecretária de Comunicação: Francineide de OliveiraSegunda Secretária de Comunicação: Claudineide Gomes Bezerra FerrazTesoureira: Alessandra de Aquino PereiraSegundo Tesoureiro: Oberdan Gonçalves SalesConselho Fiscal: Anikelli Flávia de Souza Conselho Fiscal: Sandriele Amorim de Souza

Núcleo Juazeiro do Norte elege nova coordenação Read More »

Antiga Colônia de Hanseníase na Índia pode dar lugar a centro comercial

A Igreja Católica em Karnataka, importante estado da Índia meridional cuja capital é Bangalore, está alarmada. Segundo informação publicada pela Agência Fides, o antigo Colônia de Hanseníase de Sumanahalli, administrado pela comunidade católica na periferia norte de Bangalore, corre o grande risco de ser obrigado a fechar por causa de uma lei do governo local. O leprosário ocupa-se da reabilitação dos doentes com hanseníase, cuida de pacientes contaminados pela AIDS, acolhe pessoas vítimas de desastres naturais.O governo de Karnataka, cujo poder está nas mãos do Baratiya Janata Party, partido nacionalista hindu fortemente permeado pela ideologia que penaliza as minorias religiosas, não renovou o contrato de aluguel do terreno onde está o instituto, estabelecido com a diocese de Bangalore em 1977. O governo afirma que a sua política prevê a não concessão da área do terreno para aluguel por mais de 30 anos, prazo já expirado há dois anos. O terreno, além disso, 30 anos atrás, achava-se fora da cidade de Bangalore, atualmente está dentro da área metropolitana. Nesse terreno deverá surgir um centro comercial, muito mais lucrativo para os cofres públicos.O Diretor do Sumanahalli, o Padre George Kannathanam, está fazendo de tudo para evitar o fechamento do centro, mas está muito preocupado: “Já há dois anos, o governo pediu-nos a restituição de parte do terreno, dando-nos, porém, a possibilidade de continuar a administrar o instituto. Hoje, solicita a área toda, e isso significa para nós fechar as portas. Hoje, centenas de pessoas sentem-se em casa em Sumanahalli. Encontraram aqui a sua dignidade e foram tratadas. Imaginem a agonia de muitos doentes com a mudança. E para onde irão os doentes de Sumanhalli?”. O Arcebispo de Bangalore, Dom Bernardo Moras, escreveu uma carta oficial ao governo do estado pedindo a renovação do contrato de aluguel, elogiando a meritória obra social desenvolvida ao longo de trinta anos pelo instituto, sem nenhuma contribuição pública. A Igreja local não exclui a possibilidade de levar o caso ao governo federal da União Indiana.

Antiga Colônia de Hanseníase na Índia pode dar lugar a centro comercial Read More »

Alunos de Medicina discutem relação entre movimento social e ensino superior em congresso

O MORHAN participou, pelo segundo ano consecutivo, do Congresso Brasileiro de Educação Médica, em Curitiba (PR). O evento aconteceu entre os dias 17 e 20 de outubro. Alunos do 4º período de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentaram o trabalho “Movimento Social e Ensino Superior: Uma relação possível”, realizado em parceria com a entidade. “O MORHAN foi elogiado e conseguiu mostrar o quanto é importante trabalhar o movimento social nos cursos de graduação”, diz Danielle Di Cavalcanti, aluna do curso de Medicina da UFPE. “A participação não se restringiu apenas a apresentação de trabalhos, mas também a discussão em fóruns, cujos temas principais eram a importância da atenção primária e a Medicina voltada na pessoa. Foram discutidos o preconceito sofrido pelos portadores de hanseníase e como as instituições de ensino superior poderiam contribuir com a luta do Movimento”, relata. Após esse evento, o MORHAN foi convidado para participar do 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que será realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, em Florianópolis (SC). Na ocasião, serão discutidas ações e atualizações em várias doenças tratadas pela atenção primária, inclusive a hanseníase.Foto: Danielle Di Cavalcanti, aluna do curso de Medicina da UFPE, ao lado do painel do trabalho apresentado.

Alunos de Medicina discutem relação entre movimento social e ensino superior em congresso Read More »