12 de março de 2010

12 de março de 2010

FLASH MORHAN: Elke Maravilha participa da ação

Elke Maravilha esbanjou simpatia e fez a “festa” com voluntários e ex-internos do hospital-colônia. Desde 2002, a atriz e voluntária do MORHAN vem se dedicando a emprestar sua imagem em campanhas destinadas ao fim do preconceito, à valorização da vida e à promoção de campanhas de esclarecimento sobre a hanseníase. Cada voluntário pretende, agora, levar para o seu estado as diretrizes que resultaram na concessão dos títulos das casas, a fim de pressionar os governos locais para que sigam o pioneirismo do Rio de Janeiro.

FLASH MORHAN: Elke Maravilha participa da ação Read More »

FLASH MORHAN: Artur Custódio lembra o resgate de cidadania dos internos

O coordenador nacional do MORHAN, Artur Custódio Moreira de Souza, lembrou que a iniciativa resgata a cidadania dos internos que, até então, eram obrigados a usar o endereço do próprio hospital. A posição é compartilhada pela diretora do Ieds, Ana Claudia Krivochen. Segundo ela, trata-se de um ganho em direitos humanos e em cidadania, já que essas pessoas estão resgatando os direitos que tiveram violados por uma política de saúde de uma época em que se excluía os pacientes da sociedade.

FLASH MORHAN: Artur Custódio lembra o resgate de cidadania dos internos Read More »

FLASH MORHAN: José Arimatéia (Pireli) fala sobre o benefício

A cerimônia foi acompanhada por voluntários do MORHAN dos estados do Paraná, Maranhão, Sergipe, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Ceará. José Arimatéia, o Pireli, representou a luta do MORHAN para que o sonho da casa própria no Curupaiti se transformasse em realidade. Ele destacou que o título de concessão se soma à pensão vitalícia concedida pelo governo federal, no valor de R$750, a ex-pacientes compulsoriamente isolados no país. 

FLASH MORHAN: José Arimatéia (Pireli) fala sobre o benefício Read More »

FLASH MORHAN: Ex-internos do Curupaiti já são donos de suas casas

Pela primeira vez na história do país, ex-internos de hospital-colônia passaram a ter direito às casas onde vivem. Nessa quarta-feira (10/3), 200 títulos de concessão de uso foram entregues a moradores do antigo hospital-colônia do Curupaiti (Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária), em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Cada título tem validade por 99 anos, prorrogáveis por igual período. A regularização fundiária promovida no Curupaiti é fruto do trabalho de todos os voluntários do MORHAN. Acompanhe nas fotos os momentos mais emocionantes da cerimônia, que reuniu o governador Sérgio Cabral Filho; a primeira-dama do estado e presidente de honra do Rio Solidário, Adriana Ancelmo; o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner; o secretário de Habitação, Leonardo Picciani; e a subsecretária geral de Saúde e Defesa Civil, Monique Fazzi, representando o secretário Sérgio Côrtes; entre outras autoridades.

FLASH MORHAN: Ex-internos do Curupaiti já são donos de suas casas Read More »