15 de maio de 2010

15 de maio de 2010

ITERACRE recebe voluntários do MORHAN Rio Branco (AC)

O MORHAN Rio Branco (AC) esteve, na última sexta-feira (14), em reunião com o Diretor do Instituto de Terras do Acre (ITERACRE) Felismar Mesquita Moreira. A equipe do núcleo, composta pelo coordenador José Gomes e o vice-coordenador João Jacinto da Silva, além dos voluntários Elson Dias, José Mauro e Flávio Santana, foi revindicar a regularização das casas próximas às ex-colônias no Estado do Acre, localizadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “As famílias de ex-internos não são legalmente donas de suas próprias casas”, afirma o voluntário do MORHAN no Acre, Elson Dias, que explicou para o Diretor que a regularização resgata a cidadania dos moradores dessas terras, que são obrigados a usar o endereço da família que mora na Capital até para receber correspondência. “Trata-se de um ganho muito importante em direitos humanos e cidadania, já que essas pessoas estão querendo resgatar o que lhes é de direito”. Flávio Santana Soares, de 50 anos, é ex-interno e morador de uma dessas residências. Para ele, o título garante sua moradia com segurança, além da comprovação de residência em estabelecimentos comercias e unidades de saúde. “Ninguém vai poder nos tirar de nossa própria casa”. O diretor Felismar Mesquita Moreira prometeu verificar as terras para poder ajuda famílias como a de Flávio.

ITERACRE recebe voluntários do MORHAN Rio Branco (AC) Read More »

MORHAN Rio Branco (AC) luta pelos direitos de internos em regime domiciliar

Uma comissão do MORHAN Rio Branco (AC), composta pelo coordenador Jose Gomes da Silva, vice coordenador João Jacinto da Silva e os voluntários Elson Dias e José Mauro, esteve ontem (14) em reunião com a Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB), com o intuito de solicitar apoio às pessoas atingidas pela hanseníase que ficaram em isolamento domiciliar e não podem receber a indenização porque não passaram pelos hospitais-colônia. A deputada garantiu ao coordenador do MORHAN Rio Branco que vai viabilizar e revindicar uma emenda para que eles venham a obterem os benefícios da Lei 11.520/2007. A Lei assegura às pessoas vítimas da hanseniase, que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios em hospitais-colônia, uma pensão mensal correspondente a R$ 750. “É mais do que justo revindicamos também o direito dessas pessoas que foram isoladas domiciliarmente”, garante a Deputada, em relação aos filhos que foram separados do convívio de seus pais, em função da política de isolamento compulsório para pessoas com hanseníase nas décadas passadas. Perpétua Almeida ficou entusiasmada com o projeto: “Para apoiar a iniciativa, o meu gabinete em Brasília está à disposição do Movimento”.

MORHAN Rio Branco (AC) luta pelos direitos de internos em regime domiciliar Read More »

FLASH MORHAN: Núcleo de Mogi das Cruzes participa de evento no SESI-113

O MORHAN Mogi das Cruzes participou, em 25 de abril,  da Integração Comunitária promovida pelo SESI-113, no Distrito de Brás Cubas. Os voluntários Magda Klein dos Santos, Marly Passos Garcia, Francisco Pinheiro Garcia e Thamires participaram da ação. Cerca de 126 pessoas passaram pelo stand do núcleo, onde receberam informações sobre prevenção à hanseníase. Também houve distribuição de folders (panfletagem) no local.

FLASH MORHAN: Núcleo de Mogi das Cruzes participa de evento no SESI-113 Read More »