4 de agosto de 2010

4 de agosto de 2010

Comitiva pede audiência pública para filhos do isolamento

Uma comitiva formada por componentes do MORHAN de Curupaiti, liderada pelo Coordenador Nacional do MORHAN, Artur Custódio, e o advogado Carlos Nicodemos, protocolou ontem (dia 3) no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, um pedido de audiência pública para todos os filhos da era do isolamento. Camila Gattis Verediano, Carlos Augusto dos Santos, Elizabeth da Silva Eggnestein, Jorge Ferreira da Silva, Luci Alves de Carvalho, Marli da Silva Oliveira, Erica Sena, Ana Lucia Bandeira e Francisco (REMOB-MORHAN Juiz de Fora) fizeram parte da comitiva.  O pedido pede proteção pelo MPF, dos documentos existentes em preventórios e colônias que comprovem a veracidade das questões dos filhos. As próximas plenárias marcadas serão no dia 10 de agosto, às 13hs em Ubá (MG), dia 14, às 14h30 em Curupaiti, e dia 15, às 10h em Tavares de Macedo. “Dia 19 teremos audiência no Palácio do Planalto em Brasília”, diz o coordenador.

Comitiva pede audiência pública para filhos do isolamento Read More »

SESAU apóia Ouvidoria Itinerante do MORHAN

Continua muito bem executada a parceria entre a Secretaria Municipal de Juazeiro e o MORHAN. Quem confirma é o próprio coordenador do Movimento no município, Faustino Pinto. Ele destaca a execução do projeto Ouvidoria Itinerante do MORHAN que conta com o fundamental apoio da Ouvidoria/SUS. “Esse projeto tem sido intensificado graças ao apoio do Prefeito Dr. Santana e da Secretaria de Saúde”, informa o coordenador. Alunos do curso de enfermagem da Faculdade Leão Sampaio estão participando das diversas etapas da Ouvidoria Itinerante do MORHAN como atividades extracurriculares. “A Dra. Kaline Matos, da Ouvidoria SUS, é também voluntária do MORHAN e, quando há disponibilidade, participa do nosso projeto na condição de colaboradora. A experiência com os acadêmicos de enfermagem tem sido muito positiva”, afirmou Faustino. No penúltimo sábado, a equipe atendeu no Hospital Santo Inácio. No dia 31, a Ouvidoria Itinerante do MORHAN esteve no Bairro Frei Damião. Ainda reforçando as parcerias com a Prefeitura de Juazeiro, Faustino Pinto lembrou que Dr. Santana já cumpriu dois importantes compromissos de campanha para com o MORHAN e os portadores de hanseníase. “O primeiro deles foi com a descentralização das ações de combate e controle a hanseníase para as unidades de Saúde da Família. Isso tem ajudado a aumentar a identificação de novos casos já na porta de entrada da saúde pública. Já o segundo foi à reforma completa do Centro de Dermatologia para melhor desenvolvimento das atividades e acomodação dos pacientes”, reconheceu. A coordenação do MORHAN informa também que, em função de problemas com equívocos nas inscrições, a realização do Festival Regional Hanseníase da Canção, programado para os dias 19 e 20 de agosto, foi adiado. O evento deve ocorrer em outubro, após as eleições, mas em data a ser confirmada e posteriormente anunciada nos veículos de comunicação. Apóiam a realização deste Festival a Prefeitura de Juazeiro, SESC e a ONG LRA Saúde em Ação.

SESAU apóia Ouvidoria Itinerante do MORHAN Read More »

MORHAN comemora diminuição da hanseníase no Acre

O MORHAN iniciou na manhã de segunda-feira (2) em Rio Branco, uma campanha educativa para conscientizar a população sobre os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce. A Campanha iniciou na Rodoviária de Rio Branco e seguiu até ontem (3) no local, onde estão sendo distribuídos panfletos e orientações de como identificar uma mancha suspeita, além de relatos de pessoas que já foram vítimas da doença e que ficaram com sequelas por falta de cuidados e tratamento.De acordo com o coordenador da campanha, Élson Dias, a campanha é motivada por uma grande diminuição de casos da doença no Estado. Ele destaca que a redução da doença é fruto do serviço itinerante que o Programa Estadual de Dermatologia Sanitária vem realizando, juntamente com o apoio dos profissionais da saúde. “Nós sabemos que é o tratamento é fundamental para devolver as pessoas que forem atingidas uma vida normal. Porém, é fundamental sairmos às ruas para orientar aqueles que por preconceito ou desinformação não conhecem o MORHAN, nem a importância do trabalho realizado pelo movimento”, pontua.Hoje (4), o grupo de voluntários do MORHAN segue para panfletar no Terminal Urbano, lojas e estabelecimentos comerciais da capital, em especial os do centro. Fonte: Site Página 20

MORHAN comemora diminuição da hanseníase no Acre Read More »