14 de outubro de 2010

14 de outubro de 2010

Mesa do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ceará tem representantes do MORHAN

No dia 29 de setembro, foi eleita a nova mesa do Cedef – Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ceará. Antonio Alves Ferreira, o Toninho – Morhan Fortaleza, foi eleito presidente, tendo Luis Gadelha (Secretaria do Esporte – Sesporte) como vice. “Estamos em tempo de implementação da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e de construção de um modelo de monitoramento, momento de  importância única para as pessoas com deficiência no Brasil. Então, é importante que todo tensionamento, diálogo e força representativa das estruturas do governo, sociedade civil e conselhos de direitos flua para as questões substantivas do controle, promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, disse Alexandre Mapurunga, ex-presidente da entidade, na ocasião. “Empenho meu apoio e desejo boa sorte a Toninho e Gadelha em seu mandato na Diretoria do Cedef, e ao Toninho, em especial, força nos desafios da representação dos Conselhos Estaduais no Conade”.  

Mesa do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ceará tem representantes do MORHAN Read More »

Lei que institui direito ao voto aos portadores de hanseníase completa 59 anos

No dia 14 de Outubro de 1951, a Lei 1.430, que dava o Direito ao Voto aos portadores da hanseníanse, foi assinada pelo Presidente Getulio Vargas. A cerimônia, realizada no Palácio do Catete (RJ), contou com a presença do Deputado Ulisses Guimarães e da Deputada Conceição da Costa Neves, considerada até hoje a verdadeira “Mãe dos Hansenianos” nas antigas colônias de isolamento. Uma data para ser lembrada.

Lei que institui direito ao voto aos portadores de hanseníase completa 59 anos Read More »

Mato Grosso lidera casos de hanseníase no país – Reunião com entidades de Saúde

O estado de Mato Grosso lidera a incidência de casos de hanseníase no país. De acordo com o Datasus, foram diagnosticados 2.951 casos no ano de 2009, o equivalente a um coeficiente de diagnósticos de 98,3 por 100 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde preconiza até um caso por 100 mil habitantes. Por conta desse quadro, ontem (quarta-feira, 13/10), representantes do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Pastoral da Criança, representantes de indígenas e de enfermagem, entre outros segmentos da sociedade civil organizada, se reuniram para avaliar o quadro e como revertê-lo a partir de parcerias. O encontro foi realizado  no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, orientado pelo conselheiro nacional de Saúde Artur Custódio Moreira de Souza, coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Mato Grosso lidera casos de hanseníase no país – Reunião com entidades de Saúde Read More »