MORHAN E UBM REALIZAM CONFERÊNCIA LIVRE, POPULAR E DEMOCRÁTICA DE SAÚDE DE 2022 – PELA SAÚDE DO BRASIL

MORHAN E UBM REALIZAM CONFERÊNCIA LIVRE, POPULAR E DEMOCRÁTICA DE SAÚDE DE 2022 – PELA SAÚDE DO BRASIL

    Aconteceu na manhã de sábado, dia 30 de julho, online, via Zoom, a Conferência Livre, Popular e Democrática de Saúde de 2022 – Morhan e União Brasileira de Mulheres pela Saúde do Brasil. O evento contou com 54 pessoas, entre representantes de núcleos do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e da militância da UBM. Ao todo, estiveram representados 16 estados e o Distrito Federal.

    A Conferência Livre do Morhan e UBM faz parte do calendário da Conferência Livre, Popular e Democrática de Saúde de 2022, da Frente Pela Vida, e compõe a etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em 2023.

    Com condução do coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, a conferência contou com uma palestra magna ministrada por Ronald Santos, da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, e falas da presidenta da UBM e conselheira nacional de saúde, Vanja Santos, e dos militantes presentes. Ronald afirmou que “a velocidade com que os conjuntos de conquistas civilizatórias que construímos ao longo de décadas foram desestruturados é enorme, questão de poucos anos”. Para ele, compreender o porquê que isso acontece é fundamental para entender as demandas do Morhan e as lutas das mulheres. “Esse processo das conferências é muito importante, porque aqui é que acontece a expressão da contradição máxima do modelo hegemônico de contrato social”, acrescentou.

    Segundo Custódio, o Morhan participa ativamente das Conferências Nacionais de Saúde desde a 8ª edição, e “pretendemos chegar na 17ª com uma das maiores delegações da nossa história, para fortalecer o SUS e tirar a hanseníase da negligência”, frisou.

    No evento, também foram eleitos os representantes de São Paulo que irão para a etapa presencial da Conferência Livre, Popular e Democrática de Saúde de 2022, que acontece na próxima sexta, dia 5 de agosto. Um dos principais pontos de discussão da ocasião foi a importância dos núcleos dos movimentos participarem das conferências municipais e estaduais rumo a 17ª CNS.