RECONHECIMENTO
n
Em ex-colônia de Betim, Lula será homenageado pelos feitos em prol das pessoas atingidas pela hanseníase
n
Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) recebe o ex-presidente na próxima quarta-feira
n
n
n
Na próxima quarta-feira (21), às 11 horas, a ex-colônia Santa Izabel, em Betim (MG), será a sede do encontro “Lula e Amigos do Morhan”. A atividade acontece no Cine Teatro Glória, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido por integrantes do movimento e por beneficiários da Lei 11.520, que determinou a indenização das pessoas isoladas durante década pela política de segregação compulsória da hanseníase que perdurou no país até a década de 1980. O encontro será um momento de celebração entre os beneficiários e Lula, tanto pelos dez anos de promulgação da Lei e como pelo apoio à luta do Morhan.
n
n
Para a coordenação nacional do movimento, Lula foi o presidente que mais fez pela causa da dignidade das pessoas atingidas pela hanseníase. Não só recebeu integrantes do movimento, pessoas atingidas pela doença e moradores de colônias, como esteve pessoalmente em colônias e conheceu de perto as mazelas provocadas por décadas da política de isolamento compulsório. O resultado da sensibilidade de seu governo para com a causa foi a promulgação da Lei 11.520, de 18 de setembro de 2007, a partir de uma Medida Provisória da presidência. Esta lei estabeleceu o início do processo de reparação de direitos a partir da garantia de pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios.
n
n
Com frequência, Lula cita como um dos momentos mais marcantes de sua passagem pela presidência do Brasil o dia em que recebeu uma caravana de pessoas atingidas pela hanseníase que foi à Brasília reivindicar o direito à indenização, em 2007, e que ele decidiu acolher mesmo sem agendamento. Foi o princípio de uma relação de respeito mútuo, que terá na próxima quarta-feira mais um momento conjunto.
n
n
n
Filhos separados – Hoje, o Morhan luta na Justiça Federal pela extensão do direito à indenização também aos filhos separados pela mesma política de isolamento de que trata a lei 11.520. Saiba mais sobre esta ação no link: https://goo.gl/dCkq38