Convidada internacional participa de roda de conversa em Betim sobre os filhos separados pela hanseníase

Convidada internacional participa de roda de conversa em Betim sobre os filhos separados pela hanseníase

Convidada internacional participa de roda de conversa em Betim sobre os filhos separados pela hanseníase

n


n

No dia 9 de novembro, a ex-colônia Santa Isabel, em Betim/MG, sediará uma roda de conversa com a participação da Professora Dra. Alice Cruz, que ocupa o cargo de Relatora Especial das Nações Unidas para a eliminação da discriminação contra as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares. A atividade integra uma agenda acadêmica da antropóloga no Brasil e é uma iniciativa do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), com o apoio da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).

n


n

Filhos separados pela hanseníase” é o tema do evento, que contará também com a participação de representantes do ministério da Saúde, do Morhan Betim, da Casa de Saúde Santa Isabel, de advogados de Direitos Humanos, além de depoimentos dos protagonistas dessa história: as pessoas que foram separadas de suas famílias pela política de isolamento compulsório que imperou no Brasil até 1986.

n


n

No mesmo dia, Alice Cruz realiza uma palestra na PUC Minas Betim, com o tema: “Direitos Humanos em contextos de populações vulnerabilizadas pela hanseníase: o papel dos profissionais de saúde”, às 19 horas.

n


n

Confira a programação completa do evento na ex-colônia:

n

 

n

RODA DE CONVERSA “FILHOS SEPARADOS PELA HANSENÍASE”

n

08h – ABERTURA

n

 

n

08:30h – Um diagnóstico das ex-colônias de hanseníase, avanços e desafios. Palestrante: Magda Levantezi, técnica da coordenação geral de hanseníase e doenças em eliminação do Ministério da Saúde.

n

 

n

08:50h – Filhos Separados na linha de cuidados da FHEMIG. Palestrante: Dr. Getúlio Ferreira de Moraes, diretor da Casa de Saúde Santa Isabel.

n

 

n

09:10h – Segregação e orfandade – o ônus do isolamento compulsório da hanseníase. Palestrante: Inhana Olga Costa Souza, Mestranda em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (FM/UFMG) e vice-coordenadora do Morhan Betim.

n

09:30 às 10h – Depoimentos dos Filhos Separados pela Hanseníase.

n

 

n

10:10h – Ação Civil Pública em favor dos filhos separados pela hanseníase. Palestrantes: Equipe jurídica do Morhan – Professor Dr. Pedro Pulzatto Peruzzo, Dra. Bruna de Oliveira Zaparali e Dra. Juliana Simonassi Garcia Duarte.

n

 

n

10:50h – Direitos Humanos e Hanseníase. Professora Dra. Alice Cruz, Relatora Especial das Nações Unidas para a eliminação da discriminação contra as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares