Rio de Janeiro: Ações conjuntas de combate à hanseníase chamam atenção para a doença no estado
n
n
Na Semana Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, população poderá se consultar em unidade móvel de saúde e tirar dúvidas sobre a doença na Cinelândia
n
n
Se você tem manchas esbranquiçadas e avermelhadas dormentes ou sem sensibilidade na pele ou ainda, áreas dormentes do corpo, é bom ficar alerta. Isso pode indicar hanseníase, uma doença que tem cura mas ainda permanece um grande desafio para a saúde pública. Atualmente, 1.049 casos estão sendo tratados no estado do Rio de Janeiro, mas o número de pessoas atingidas pela doença pode ser ainda maior. Problemas no processo de diagnóstico da doença e a falta da busca por tratamento contribuem para o avanço silencioso da hanseníase.
n
n
Com o objetivo de sensibilizar a população para este tema, na próxima sexta-feira (4), uma carreta de atendimento volante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), oferecerá consultas médicas com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ), para análise e diagnóstico da doença, além da distribuição de panfletos informativos. A ação – promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do RJ – acontecerá na Cinelândia, no Centro do Rio, das 9h às 17h, e também contará com a apresentação artística do Teatro Bacurau, que visa alertar de forma lúdica sobre os sintomas, estimular o diagnóstico precoce na população e o combate ao preconceito ainda existente sobre a doença.
n
n
– O alerta está sendo feito. A população precisa desconfiar, ao primeiro sinal ou sintoma, e procurar um profissional de saúde para um diagnóstico correto. A oferta do serviço e o esclarecimento sobre a doença são fundamentais para desmistificar a hanseníase. Estamos trabalhando em conjunto com os municípios, orientando os profissionais de saúde para uma busca ativa e a diminuição real dos casos – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
n
n
Já o vice-coordenador nacional do Morhan e conselheiro nacional de Saúde, Artur Custódio, defende que um enfrentamento real da doença passa por ações de governo de forma intersetorial:
n
n
– Além da saúde, educação, comunicação e cultura devem ser envolvidas. Também é importante a aliança de governo, movimentos sociais, ONGs e organizações privadas, para que as atividades tenham um maior impacto e possam chegar a todos. Deveríamos considerar uma vergonha nacional ainda termos essa doença e o estigma que as pessoas enfrentam!, afirma.
n
n
Seminário reunirá profissionais e usuários
n
A programação da semana segue no dia 7 de agosto, quando será realizado o I Seminário Estadual de Mobilização e Combate à Hanseníase no Rio de Janeiro. O evento é voltado para gestores e profissionais da Saúde, da Educação, da Comunicação, ususários do SUS e demais interessados no tema. As palestras e debates abordarão estratégias para enfrentamento da doença nos serviços de saúde, novas descobertas sobre a hanseníase, alternativas de comunicação e a história da doença.
n
Durante a programação, haverá o pré-lançamento do livro “A Praga”, da jornalista Manuela Castro, que analisa a história de isolamento e o preconceito em torno da hanseníase no Brasil.
n
n
n
Programe-se: Semana de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase
n
4 de agosto :: 9h às 17h :: Cinelândia (centro do Rio de Janeiro/RJ)
n
Consultas médicas para análise e diagnóstico da doença na Carreta da Saúde do Morhan, distribuição de panfletos informativos, apresentação doo Teatro Bacurau
n
n
5 de agosto :: 9h às 17h :: Parque Madureira* (Zona Norte do Rio de Janeiro/RJ)
n
Palestras, teatro e distribuição de materiais
n
*Atividade realizada pelo município do Rio.
n
n
7 de agosto :: 9h às 12h30 :: Rua México 128, auditório do 10º andar (centro do Rio de Janeiro/RJ)
n
I Seminário Estadual de Mobilização e Combate à Hanseníase no Rio de Janeiro + pré-lançamento do livro “A Praga”
n
Inscrições no link: https://goo.gl/forms/xDVRL8VqYLVUSgYZ2
n
n
8 de agosto :: a partir das 19h :: Livraria Saraiva, do shopping Rio Sul (bairro Botafogo)
n
Lançamento do livro “A Praga”, de Manuela Castro, que analisa o isolamento e o preconceito em torno da hanseníase no Brasil
n
n
:: Para saber a programação em outros municípios do estado, informe-se com a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade ::
n
n
A semana é uma promoção da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, com o apoio do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RJ (Cosems-RJ) e Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI).
n
n
Release com informações da Ascom da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.