PERNAMBUCO
n
Ato com o Morhan e Targino Gondim marca mobilização de Petrolina para prevenir e controlar a hanseníase
n
n
Setembro foi o mês escolhido pelo município de Petrolina, no estado de Pernambuco, para a intensificação de ações de prevenção e controle da hanseníase. Um ato nesta segunda-feira (11), com a participação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e de artistas como Targino Gondim, que é voluntário do movimento, marca a abertura oficial da programação. Pollyane Medeiros, do Morhan de Pernambuco, representará a coordenação nacional do movimento no evento, que será realizado a partir das 15 horas, no campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), no Km 2 da BR 203.
n
n
Para convocar a população a participar do ato, Targino Gondim gravou um vídeo-convite. Entre um acorde e outro da canção “Esperando na Janela”, sucesso nacional que compôs junto com Manuca e Raimundinho do Acordeom, o artista reforça: “Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito”. Confira o vídeo aqui.
n
n
A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Município reforça que dentre as endemias infectocontagiosas presentes em Petrolina, a hanseníase desperta maior atenção em virtude de apresentar maior incidência de casos e representar considerável risco de dano neural periférico gerando incapacidades físicas, quando não diagonsticada oportunamente. Por isso, a campanha deste ano tem como slogan “VOCÊ CONHECE SUA PELE? UMA SIMPLES MANCHA PODE SER HANSENÍASE”, e está mobilizando esquipes de saúde da rede municipal em estratégias de prevenção e controle da hanseníase, intensificando as avaliações dermatoneurológicas de diagnóstico da doença.
n
n
Confira a programação:
n
n
11 de setembro, 15 horas
n
Mobilização com Morhan e Targino Gondim
n
Onde: Campus Petrolina da UPE
n
n
17 de setembro, 9 horas
n
Feira da Saúe
n
Onde: Alto da Boa Vista
n
n
21 de setembro, 8 horas
n
Participação no desfile de aniversário da cidade
n
Onde: Av. Guararapes
n
n
23 de setembro, 8 horas
n
Novo Tempo na Saúde
n
Onde: Alto do Cocar
n
n
30 de setembro, 8 horas
n
Brigada
n
Onde: Nova Descoberta