Audiência Pública no Rio de Janeiro Discutirá Doenças Determinadas Pela Pobreza

Audiência Pública no Rio de Janeiro Discutirá Doenças Determinadas Pela Pobreza

AUDIÊNCIA PÚBLICA TRAZ DEPUTADOS FEDERAIS AO RIO PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DAS DOENÇAS DETERMINADAS PELA POBREZA
 
EVENTO NA ESCOLA DO LEGISLATIVO ABORDARÁ SITUAÇÃO DA TUBERCULOSE E DA HANSENÍASE NO ESTADO
 

 

Doenças determinadas pela Pobreza: Ações de mobilização da Sociedade Civil é o tema da Audiência Pública, seguida de debate, que será realizada no próximo dia 6 de junho, quinta-feira, das 10 às 13h, no auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). O evento buscará levantar as ações que estão sendo realizadas para combater doenças como Tuberculose e Hanseníase. O Rio de Janeiro é o estado brasileiro que registra o maior número de casos de tuberculose: são 11 mil novos casos da doença a cada ano.

 

A exposição principal da Audiência Pública será do Dr. Cláudio Costa Neto, professor da UFRJ e presidente do Instituto Vila Rosário, de Duque de Caxias, e terá a participação dos deputados federais Benedita da Silva (PT/RJ) e Antônio Brio (PTB/BA), respectivamente, presidente e relator da Subcomissão de Estudos sobre Doenças Determinadas pela Pobreza. A mediação será do deputado estadual Gilberto Palmares (PT/RJ).

 

Entre os debatedores convidados, Germano Gerard Filho (Fundação Athaulpo de Paiva – Liga Brasileira Contra a Tuberculose); Carlos Basília (Observatório Tuberculose Brasil); Wanda Lúcia Branco Guimarães (Fórum ONG TB/RJ);Jair Brandão (Parceria Brasileira de Luta Contra a Tuberculose) e Artur Custódio (Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase).

 

O evento é uma ação conjunta da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados; da Frente Parlamentar pela Luta Contra a Tuberculose da Câmara dos Deputados; da Frente Parlamentar de Luta Contra Tuberculose e o HIV/AIDAS da Assembleia Legislativa/RJ; da Subcomissão de Estudos sobre Doenças Determinadas pela Pobreza; do Fórum ONG TB/RJ; da Fundação Athaulpho de Paiva – Liga Brasileira Contra a Tuberculose; do Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase; e do Ministério da Saúde.

 

A Audiência Pública será realizada na Escola do Legislativo do Rio de Janeiro, na Rua da Alfândega, 8/7º andar, Centro, RJ. O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de junho pelo e-mail escola.cultural@alerj.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2588-1373, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.