Ato reunirá milhares nas ruas de Brasília durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

Ato reunirá milhares nas ruas de Brasília durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

NA RUA PELO SUS

n

Ato reunirá milhares nas ruas de Brasília durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

n


n

 

n

O ato nacional unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais” acontece em Brasília, na Praça do Museu da República, com participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

n


n

No dia em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde (5/8), os participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) vão realizar o Ato Nacional Unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais”. O objetivo é reunir, na capital federal, milhares de pessoas que estarão no maior evento participativo do Brasil, a 16ª Conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), junto com ativistas de diversas outras causas, todas relacionadas à proteção dos direitos sociais no país. A pauta central da atividade é a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que vem passando por ameaças e retrocessos.

n


n

A etapa nacional da 16ª Conferência será realizada de 4 a 7 de agosto, reunindo mais de 5 mil conferencistas de todo o país para deliberarem por melhorias para as políticas de saúde, que vêm passando por um processo constante de desfinanciamento desde 2016, quando houve a aprovação da EC 95, que congelou investimentos em saúde até 2036. Além disso, outras medidas e reformas recentes vêm trazendo agravos à saúde da população.

n


n

Morhan presente

n

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) está ajudando na construção coletiva da 16ª Conferência, estará representado por uma ampla delegação no evento e estará também nas ruas, pelo SUS, no ato do dia 5. Para saber mais sobre a nossa participação, confira a matéria especial aqui.

n


n

Cenário de retrocessos no SUS

n

O CNS está denunciando o cenário de retrocessos no SUS, buscando articular agentes da academia, da sociedade civil, do congresso nacional e do judiciário brasileiro. Defender o SUS significa defender a Democracia, além de ações e serviços de saúde para a totalidade da população. Para mais de 75{e4c4df8b9f0dfde76fbf4accabf4db5aea2b136a38c20f091d175c6f0df97d3d} das pessoas que vivem no Brasil, o SUS é a única opção de assistência à saúde.

n


n

As Conferências de Saúde são espaços fortes de participação política da população. Os conselhos de saúde constituem uma das principais expressões da democracia participativa. Eles integram a gestão administrativa e participam da formulação, planejamento e controle das políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da relação entre Estado e Sociedade. O ato será aberto para toda a população.

n


n

Mais informações

n

O quê: Ato Nacional Unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais”

n

Quando: 5 de agosto de 2019 às 17h

n

Onde: Praça do Museu da República – Brasília/DF

n

Contato: www.conselho.saude.gov.br/16cns (61) 3315 – 2150 16cns@saude.gov.br

n

 

n

Texto editado a partir da divulgação da Ascom CNS