Avança a constituição do pré-nucleo do Morhan em Palmas

Avança a constituição do pré-nucleo do Morhan em Palmas

Avança a constituição do pré-nucleo do Morhan em Palmas

n

Agenda técnica para discussão de uma Linha de Cuidado da Hanseníase no município oportunizou ao movimento dar sequência à mobilização para a criação do núcleo

n

 

n

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) participou, de 14 a 16 de agosto, em Palmas/Tocantins, de um encontro para a construção da Linha de Cuidado da Hanseníase, com serviços centrados nas pessoas e norteados pelo Modelo de Atenção às Condições Crônicas. As atividades reuniram, além do Morhan, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, profissionais de saúde da Atenção Primária e Referências representados por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentista, representantes da secretária estadual do Tocantins, coordenação nacional do Programa de Controle da Hanseníase, representantes da Organização Panamericana da Saude (OPAS), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Lauro Souza Lima, Universidade Federal de São Páulo (Unifesp), Universidade Federal do Pará, Associação Brasileira de Enfermagem Secção Tocantins e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

n

Representando o movimento, estava Paula Brandão. Ela relata que o primeiro dia de trabalho foi voltado à apresentação do cenário da intervenção e ao levantamento tanto dos pontos fortes e das oportunidades para melhoria da qualidade da atenção e vigilância a saúde, como das fragilidades e as ameaças à proposta de trabalho que está sendo desenvolvida, visando o desenvolvimento de um plano estratégico.

n

No segundo dia, a equipe da SMS de Palmas apresentou propostas de trabalho a partir do método de atenção centrado na pessoa e os participantes foram divididos em grupos para discutir os níveis de prevenção (primordial, primária, secundária, terciária e quaternária). Já, no último dia, cada grupo apresentou os consensos, as dúvidas, possíveis encaminhamentos, limites e possibilidades para a organização dos níveis. A discussão sobre a constituição da linha de cuidado terá seguimento em setembro.

n

 

n

Pré-núcleo do Morhan
Paralelamente à agenda técnica, teve continuidade o processo de mobilização para formação de um pré-núcleo do Morhan em Palmas, com diálogo entre integrantes da coordenação nacional do Morhan e osecretário municipal de Saúde Nesio Junior. A partir da articulação de voluntários da região cadastrados na Remob, foi realizada uma reunião com troca de experiências sobre a história de cada pessoa com a hanseníase. Em destaque, as dificuldades de compreensão da doença, o estigma, o diagnóstico e a necessidade de trabalho em equipe.

n

 

n

 

n

O encontro deliberou pela criação de uma comissão de mobilização formada por dez pessoas, que será responsável por estimular e organizar as próximas etapas até a constituição de um núcleo do Morhan. O grupo criou um canal de diálogo, por whatsapp e e-mail, para repasse de informações e organização do próximo encontro, que deverá ocorrer novamente de forma simultânea à reunião técnica de elaboração da Linha de Cuidado.

n

 

n

Foto: Cleia Gomes – prefeitura de Palmas