Carta aberta sobre a postura do MORHAN como movimento social

O MORHAN nestes 35 anos de existência se caracterizou por um movimento de luta de direitos.

n

Foram inúmeras conquistas, dentre elas duas se converteram em indenizações para um coletivo muito grande de pessoas. As conquistas não foram apenas no campo da hanseníase, mas também em varias outras áreas e outros segmento de pessoas que tinham seus direitos negligenciados.

n

Em todos esses anos, o MORHAN fixou a imagem da tolerância,  frente a ignorância política ou de oportunistas que se aproximaram do movimento. Em prol da liberdade de opinião e da democracia, vimos muitas vezes o movimento ser injustamente atacado.

n

Como era de se esperar, frente ao momento politico de arbitrariedades, radicalizações contra os movimentos sociais e da cultura do ódio, voltam a acontecer pela internet ou whatsapp, ataques contra o MORHAN Nacional e contra a diretoria.

n

O MORHAN Nacional não deixou em nenhum momento de trabalhar nas lutas da hanseniase, de maneira ampla, nestas dezenas de ações, está incluída a luta dos “Filhos Separados”.

n

Percebemos que muitos destes ataques estão sendo feitos por pessoas que querem sim, utilizar no momento eleitoral, deste grupo que foi mobilizado para sua luta por direitos.

n

Desta vez adotaremos uma postura de total defesa do movimento e de sua imagem. Não será admitida nenhuma calúnia ou difamação do MORHAN e de seus diretores. Nenhum direito a menos, e contra a tentativa de criminalização dos movimentos sociais. Todo o corpo jurídico do MORHAN já esta de prontidão. Lembrando que  na luta por direitos é importante a luta por Justiça.