No último domingo do mês de janeiro, dia 31, comemora-se o “Dia Mundial de Combate à Hanseníase”, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença nos países endêmicos.
n
Além de trazer à tona esse tema, muitas vezes negligenciado pela mídia, poder público e população, o fato de se escolher um dia para lembrar a hanseníase é uma forma de mobilizar o compromisso político e social para aumentar a atenção na área de prevenção, educação e controle da doença.
n
O MORHAN – Movimento das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, suas sedes e parceiros mobilizam-se em torno deste dia visando contribuir para tornar a hanseníase o assunto do momento.
n
O Brasil tem batalhado pelo progresso rumo às metas globais de eliminar a doença como problema de Saúde Pública. Entretanto, a situação ainda é insatisfatória. As metas serão alcançadas através de ações estratégicas de eliminação, ditadas pelo Programa Nacional de Controle da Hanseníase, do Ministério da Saúde. As inúmeras ações de busca ativa de casos novos que têm sido realizadas e o tratamento oportuno dos casos diagnosticados contribuem para o alcance dessas metas.
n
janeiro roxo e as mídias sociais
n
Fizemos um pacto mundial com o Apelo Global que vai ser lançado no Japão, uma iniciativa da Nippon Foundation. Então gostaríamos que após as atividades nos enviassem um breve relatório incluindo: o que foi feito, as datas, nome e número dos participantes e pessoas foram envolvidas, local e tipo da ação. Exemplo: panfletagem, na praia de pindorama, dois voluntários, panfletaram 120 pessoas, nos dias 29 e 30/01.
n
Procurem tirar muitas fotos das ações e divulguem nas principais mídias sociais… se puder peçam para seus amigos tirarem fotos com uma folha de papel escrita: Hanseníase tem cura!!!
n
n
Não esqueça de marcar as hashtags: #JaneiroRoxo #thinkleprosynow #pensehanseniaseagora #mundosemhanseníase #militanciamorhan # (Município de ação) #Brasil. Isso vale para Facebook, Instagram, Twitter… Vamos mostrar a força do nosso movimento e causar um grande impacto nas mídias sociais.