Janeiro Roxo – Em Recife/PE, ação chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da hanseníase

Janeiro Roxo – Em Recife/PE, ação chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da hanseníase

JANEIRO ROXO

n

Em Recife/PE, ação chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da hanseníase

n

O último domingo de janeiro é o Dia Mundial das pessoas atingidas pela Hanseníase e o Dia Nacional de luta contra a doença

n

 

n

No Janeiro Roxo, mês em que campanhas em todo o mundo chamam a atenção para a hanseníase, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) promove ações regionais, nacionais e internacionais para multiplicar uma informação potente e que precisa ser amplamente conhecida: hanseníase tem cura! Em Pernambuco, a campanha vai movimentar a Praça do Carmo, no centro de Recife, no dia 24 de janeiro, das 9h às 15h30.

n

 

n

Haverá atendimento de saúde com profisisonais médicos e enfermeiros, busca ativa por casos não diagnosticados, distribuição de material educativo e esclarecimento de dúvidas sobre a doença, seu tratamento e sua cura. A ação é uma realização do Morhan de Pernambuco em parceria com a Cordenação Municipal de Hanseníase de Recife e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com o apoio de estudantes de enfermagem da FENSG- UPE.

n

 

n

Atividade em Paulista/PE

n

Outra cidade pernambucana que receberá ações do Janeiro Roxo do Morhan é o município de Paulista. No dia 30 de janeiro, será realizada a Caminhada de Conscientização da Hanseníase, a partir das 8 horas, na Praça “C”, localizada no bairro da Mirueira. O núcleo Morhan/Recife será apoiador da iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do Paulista, através da coordenação de Hanseníase e em parceria com a USF Mirueira, Centro Social da Mirueira e Hospital Geral da Mirueira.

n

 

n

Cenário preocupante

n

O Brasil é o país com o maior número de casos novos proporcionais de hanseníase no mundo. Em 2016, o país registrou 25.218 novos casos da doença, o que representa uma taxa de 12,23 novos casos a cada cem mil habitantes. No mesmo ano, Pernambuco registrou 1.856 novos casos de hanseníase, uma taxa de 19,72 casos novos por cem mil habitantes.

n

 

n

Hanseníase tem cura! Saiba mais sobre sinais e sintomas no link: http://www.morhan.org.br/sobre_hanseniase

n

 

n

 

n

:: Atenção jornalistas para a terminologia correta ao falar sobre hanseníase, saiba mais aqui ::

n

 

n

 

n

Utilidade pública:

n

A população pode se informar sobre a doença, como funciona o tratamento, que serviços procurar e muito mais sobre hanseníase através do TeleHansen e do ZapHansen do Morhan:

n

 

n

TELEHANSEN 0800 026 2001

n

 

n

ZAPHANSEN (21) 97912 0108