MORHAN GANHA CAPILARIDADE NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
Após dois meses de profundo debate no plenário da maior instância de Controle Social instalada na Esplanada dos Ministérios, que é o Conselho Nacional de Saúde no que refere a composição das Comissões intersetoriais que possibilitam escutas e que subsidiam na tomada de decisões que se consubstanciam em deliberações fazendo valer o caráter deliberativo dos Conselhos de Saúde.
São muitas as Comissões intersetoriais, defendemos a redução ou fusão de algumas mas prevaleceu no debate a manutenção das 26 Comissões, sendo que o Morhan está incluído na participação de 09 delas.
Obedecendo o critério de que para coordenar e coordenar de forma adjunta destas comissões somente quem é conselheiro que pode compor estas coordenações, assim nosso representante no CNS Eni Carajá Filho é Coordenador da Comissão intersetorial de Eliminação da Hanseníase, e coordenador adjunto da comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social, função que já ocupou neste Conselho .
Várias entidades e movimentos sociais pleitearam a composição das comissões e no dia 07 de agosto ficou definido como ficou as estruturas destas comissões e o Morhan foi contemplado pelo apoio do plenário nas seguintes comissões(Saúde da criança e do adolescente e jovens, comunicação e informação para a saúde,vigilância sanitária e farmacoepidemiologia,praticas integrativas e complementares no SUS,ciência e tecnologia,Saúde da população negra,eliminação da hanseníase e educação permanente para o controle social no SUS).
Infelizmente não fomos contemplados em nosso pleito de atuar na Comissão de Recursos humanos e na de saúde Indígena, apesar de estarmos figurando mas a maioria tinha muitas entidades com pleitos e afinal estaremos sim capilarizados com forte apoio ao Conselho Nacional de Saúde.
Tirando essa insatisfação de não contemplação, acreditamos que o debate foi sincero, democrático e resultou na ampliação da participação popular.
O Morhan está realizando processo de indicação de seus representantes e acreditamos sobremaneira que os mesmos atuarão inserindo temáticas que se relacionam com nossos projetos e nossas pautas de reivindicações.
Parabenizamos a todos que atuaram nesta construção coletiva