MORHAN NAS PRATICAS INTEGRATIVAS

MORHAN NAS PRATICAS INTEGRATIVAS

As Praticas Integrativas e complementares no Sistema Unico de Saúde, se tornou uma política forte e perene, como estratégia de potencialização das ações e serviços de saúde no Brasil, desde a edição pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 971/2006.

O Morhan tem apostado em novas técnicas para além da assistência hospitalar e ambulatorial, com firme proposito de promoção da saúde e eliminação das doenças.

Sabemos que não adianta ter o direito a saúde se não promovemos o controle social e participamos diretamente dos rumos da execução destas políticas públicas.

Crenologia social, Reike, Massoterapia, utilização de florais, curativos ambientais,Acumpunturas, Auriculoterapia, uso da planta medicinal, dentre outras formas estão contempladas nesta política.

As deiscussões estão ocorrendo na Comissão Intersetorial de Praticas Integrativas e Complementares do SUS – na sede do Conselho Nacional de Saúde e o nosso representante nesta Comissão é o Sapateiro Ortopédico, mestre em ortesista, e dirigente nacional do Morhan Reinaldo Matos Carvalho

Para nosso representante tem tudo a ver a inserção da entidade no processo de democratização e intersetorialização das ações, pois o paciente de hanseníase, os hospitais colônias e as unidades Básicas de saúde precisam reforço na atenção de reabilitação, atenuação de sequelas e fortalecimento dos insumos básicos e materiais para ampliação das sapatarias ortopédicas no SUS.

O preparo de ações de educação permanente e educação popular para formação de multiplicadores sobre essas questões vem sendo planejadas, e as ações estarão integradas junto com a Comissão Intersetorial de Eliminação da Hanseníase do Conselho Nacional de saúde.

PROMOVA NO SEU MUNICIPIO ESSA DISCUSSÃO E O MORHAN ALIMENTARÁ NO SITE AS INFORMAÇÕES SOBRE A MESMA.

 

VIVA O CONTROLE SOCIAL