CEARÁ
n
Projeto do Morhan Juazeiro do Norte promove educação sobre hanseníase em escolas
n
n
O projeto Desconstruindo Conceitos, iniciativa do núcleo Morhan de Juazeiro do Norte e realizado em parceria com a NHR Brasil, está promovendo educação sobre hanseníase em escolas do interior do Ceará. A ação, que já passou por escolas do município de Araripe, foi à Campos Sales nesta semana, onde levou informação e esclarecimento sobre a doença, seu tratamento e sua cura, aos estudantes das escolas João XXIII, José Augusto Sobrinho e Fundação Educacional Aquiles Batistas dos Santos.
n
n
Faustino Pinto, coordenador do núcleo de Juazeiro do Norte e idealizador do projeto, explica que a intenção é trabalhar as ideias que as crianças e adolescentes têm sobre a hanseníase antes que elas se transformem em conceitos fechados e equivocados sobre a doença. “O maior problema em relação à hanseníase é a desinformação. Quando as pessoas têm acesso amplo ao fato de que se trata de uma doença tratável e que tem cura, o preconceito deixa de ser um problema, ele não se multiplica”, defende.
n
n
n
Além disso, a disseminação sobre os sintomas da hanseníase estimula que as crianças sejam multiplicadoras, em suas famílias, do aolhar atento aos sinais, contribuindo para a detecção precoce da doença, cujo tratamento, gratuito, é realizado pelo SUS.