ACRE
n
Projeto do Morhan “Ribeirinho Cidadão” segue mobilizando o Vale do Juruá
n
n
As comunidades que vivem junto ao rio Moa, no Vale do Juruá, estado do Acre, estão recebendo a visita de integrantes da coordenação estadual do Morhan Acre, da coordenação nacional do movimento e do núcleo Morhan Cruzeiro do Sul. Trata-se da segunda etapa do projeto “Ribeirinho Cidadão”, com enfoque no enfrentamento à hanseníase junto às comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá.
n
n
A ação é um dos nove projetos financiados no Brasil pela Fundação Nippon, do Japão. O objetivo é identificar novos casos de hanseníase, encaminhar para a tratamento, divulgar informações sobre a doença, o diagnóstico e a cura e, assim, enfrentar também o estigma. Além disto, as visitas ajudam a articular novos voluntários e multiplicar as ações educativas pela região.
n
n
Elson Dias, da coordenação nacional do Morhan, tem acompanhado os voluntários em visitas domiciliares, rodas de conversa e mobilizações nas comunidades do rio Moa: São Pedro, São Jerônimo, e Agrovila.
n
n
Nesta segunda-feira (6), um casos suspeito da doença foi detectado e encaminhado para confirmação do diagnóstico e tratamento, que é gratuito, junto à unidade de saúde de Cruzeiro do Sul. Até o final de semana, as atividades seguem com trabalho de capacitação e sensibilização dos agentes comunitários de saúde e uma grande ação, no dia 10, na sede do Morhan Cruzeiro do Sul. A atividade vai garantir atendimento em saúde para diagnóstico em hanseníase e muita educação sobre a doença, com a participação de assistentes sociais, profissionais de direitos humanos e também de saúde do idoso.
n
n