Representantes de instituição do Japão conhecem projeto do Morhan no Acre

Representantes de instituição do Japão conhecem projeto do Morhan no Acre

APOIO INTERNACIONAL

n

Representantes de instituição do Japão conhecem projeto do Morhan no Acre

n

 

n

Nesta semana, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) está recebendo representantes da Nippon Foundation, do Japão. Kiyomi, Hitaka e Tomie estão no Acre conhecendo de perto um dos nove projetos financiados pela instituição no Brasil, o “Ribeirinho Cidadão”, realizado junto a comunidades do Vale do Juruá.

n

 

n

Acompanhados por Elson Dias, da coordenação nacional do Morhan, a comitiva realizou, no dia 11, visitas ao ex-educandário que abrigava os filhos separados dos pais com hanseníase até a década de 80, a ex-colônia Hernandes Agrícola e a oficina ortopédica da sapataria local. O dia 12 foi reservado à reunião com os voluntários do núcleo Cruzeiro do Sul, que dividiram suas experiências sobre a hanseníase e a militância Morhan com a equipe da Nippon.

n

 

n

Nesta sexta-feira, 13, o grupo promove o Dia D de ação com os ribeirinhos. Seis voluntários do Morhan, os integrantes da Nippon e a equipe de saúde do SUS da região realizam durante todo o dia visitas às comunidades ribeirinhas no município de Rodrigues Alves.

n

 

n

 

n

O objetivo é identificar novos casos de hanseníase, encaminhar para a tratamento, divulgar informações sobre a doença, o diagnóstico e a cura e, assim, enfrentar também o estigma. Além disto, as visitas ajudam a articular novos voluntários e multiplicar as ações educativas pela região.