A Unimed Paulistana já está engajada na Ação Brasil Sem Hanseníase, campanha desenvolvida em todo o território nacional pela Unimed Brasil e Fundação Unimed em parceria com o MORHAN. Até o momento mais de 70 cooperativas Unimed aderiram à causa. O objetivo da empreitada é orientar a população sobre a doença e fazer com que todo o contingente do Sistema Unimed – 377 cooperativas e mais de 106 mil médicos cooperados – atuem como agentes multiplicadores de informações que visem o controle da doença, colaborando para sua erradicação. No passado conhecida como lepra, a hanseníase é uma doença extinta na maior parte do mundo, mas o Brasil detém o primeiro lugar no ranking de prevalência da doença.O maior desafio da campanha é conscientizar as pessoas a ir ao médico ao observar qualquer sintoma da moléstia, como manchas na pele combinadas com falta de sensibilidade no local. A ação pretende ainda esclarecer que a doença é curável e que a medicação não pode ser interrompida ao primeiro sinal de melhora do paciente, sob risco de deixar seqüelas.A campanha apoiada pela Unimed Paulistana é composta por dois spots de rádio, um de 30 e outro de 45 segundos, ambos estrelados pelo cantor Ney Matogrosso, e por folhetos, banners, displays e camisetas.