8 de dezembro de 2010

8 de dezembro de 2010

Movimento Nacional dos Direitos Humanos realiza seminário

O Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Regional Rio de Janeiro (MNDH-RJ), promove, no próximo dia 10, o seminário “Construindo o Legado dos Direitos Humanos”. O evento será realizado na Avenida Marechal Floriano, 199 / 7° andar – Auditório – Centro – Rio de Janeiro/RJ, de 13h às 18h. Para se inscrever, envie um e-mail para coordenacaomndhrj@gmail.com ou ligue: (21) 2507-6464 / Ramal: 209. Confira a programação:Mesa de AberturaPalestrantes:   Carlos Nicodemos – Coordenador Executivo do MNDH- Estado do Rio de Janeiro;Gilson Cardoso – Coordenador Nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos;   Sérgio Verani – Presidente do Fórum de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.  A Democracia Participativa e os Conselhos de DireitosPalestrantes:   José Ricardo Cunha – Advogado e Professor da UERJ e da Fundação Getulio Vargas;  Maria Helena Zamora – Psicóloga e Professora da PUC/RJ;   Plano Estadual de Direitos Humanos: A passagem da Política de Governo para Política de EstadoPalestrantes:  Dida Figueiredo – Advogada e Pesquisadora do IBASE;   Pedro Daniel Strozemberg – Subsecretário de Direitos Humanos do Estado do RJ – SEASDH; Westei Conde y Martin – Promotor de Justiça – Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público de Pernambuco. Filiação das novas entidades ao Movimento Nacional de Direitos Humanos e encerramento com coquetel 

Movimento Nacional dos Direitos Humanos realiza seminário Read More »

MORHAN participa do III Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do ICS/UFPA

“Educação Popular e o poder ético” será o tema da palestra de Geraldo Domont (MORHAN/PA) que acontece amanhã (09), às 10h15, no III Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade do Pará (ICS/UFPA). Confira a programação na íntegra.09:00h: Abertura09:30h: A ética em pesquisa na UFPA: uma conversa com o reitor10:15h: Educação Popular e o poder ético com Geraldo Domont (MORHAN)10:45h: A eutanásia e bioética com professor Antonio cordero11:15h: discussões15h: banco de dentes humanos: aspectos éticos com o professor Dr. Antonio Nogueira15:45h: pesquisas com novos medicamentos: avanços e limitações com o professor Wallace Santos16:15h: O infanticídio nas tribos indígenas: Questão cultural? (comitê indigenista missionário)Inscrições gratuitas: no msn cepccs@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , no CEP que fica no prédio da Faculdade de Enfermagem, segundo andar, e no local do seminário.O III Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa será realizado no dia 9/12/2010, das 9h até 17h, com a participação do Reitor Carlos Maneschy. Haverá entrega de certificado com carga horária de 6h valendo como estágio vivencial.

MORHAN participa do III Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do ICS/UFPA Read More »

MORHAN Rio Branco (AC) intensifica difusão de informações sobre a doença no mês de dezembro

Os voluntários do MORHAN realizam uma campanha conscientização contra a doença no mês de dezembro. O objetivo é orientar a população sobre a enfermidade e contra o preconceito que ainda cerca os pacientes no Acre. O coordenador da campanha no Estado, Elson Dias, explica que a difusão de informações está sendo feita por meio de palestras nas em igrejas, escolas e outras instituições públicas, incluindo as empresas privadas. “A boa informação é uma arma contra o preconceito e nós investimos nisso”, comenta. Ele explica que a abertura do trabalho vai aconteceu na última sexta-feira (3), com uma visita dos voluntários ao município de Boca do Acre/AM. “No dia 6 também haverá palestra na Infraero, localizada no aeroporto Plácido de Castro. De 7 a 10 de dezembro a equipe estará em Cruzeiro do sul realizando palestra e visitando os pacientes”, detalha. Elson Dias lembra que no diz 13 de dezembro o serviço de mobilização e informação será desenvolvido em Plácido de Castro. “Vale destacar que a campanha tem como objetivo esclarecer, identificar novos casos, fazer encaminhamentos dos pacientes e combater o preconceito aos portadores da doença”, ressalta. Ainda de acordo com ele, durante toda a semana os voluntários do MORHAN estarão levando informações aos transeuntes do Calçadão da Gameleira e aos pacientes e funcionários das unidades de saúde da capital. “O serviço é feito por meio de palestras, reuniões e distribuição de panfletos”, enfatiza Elson Dias. Outro foco da campanha, como afirma o coordenador da mesma, é combater o abandono ao tratamento, fato que faz com que a doença se torne mais resistente e mais difícil de ser eliminada. Segundo informações do MORHAN, o número de pessoas que interrompem a medicação é ainda grande no Estado. “A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos, e, apesar de ser contagiosa, é a que apresenta menor poder de contágio. O paciente deixa de ser fonte de infecção duas semanas depois do início da medicação. O tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde”, enfatiza Elson Dias. (Por Val Sales – Página 20)

MORHAN Rio Branco (AC) intensifica difusão de informações sobre a doença no mês de dezembro Read More »