Morhan ajuda a construir a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

Morhan ajuda a construir a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

EM DEFESA DO SUS

n

Morhan ajuda a construir a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

n

 

n

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) vai começar na próxima terça-feira (27/2) e segue até dia 2 de março. O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) ajudou a construir esse momento histórico e estará presente em peso no evento, participando tanto da organização, como das delegações estaduais e dos debates, com dezenas de voluntários e voluntárias de todo o Brasil.

n

 

n

O objetivo do evento é construir a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que vai nortear as ações do Ministério da Saúde na área. A conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), será realizado no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília.

n

 

n

Com o tema central Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade, a conferência deverá reunir cerca de 2 mil pessoas para a construção de uma política que fortaleça as ações de promoção e proteção à saúde dos brasileiros e brasileiras. Construída coletivamente entre os participantes, a política deve estabelecer um modelo de atenção à saúde que reduza o risco de doenças e outros agravos.

n

 

n

O vice-coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, coordena o grupo de comunicação da conferência e explica que o fortalecimento do SUS, a democracia, a importância do olhar para o território, as responsabilidades do poder público e o lugar da Vigilância em Saúde no SUS estão entre os temas que serão discutidos com acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores.

n

 

n

Clique aqui e conheça a programação e os palestrantes da 1ª CNVS

n

 

n

Todos(as) os(as) delegados(as) da 1ªCNVS foram eleitos(as) nas centenas de conferências municipais e macrorregionais realizadas em todo o país, além de 32 conferências livres, 26 conferências estaduais, uma distrital e uma plenária estadual promovida no Rio de Janeiro. Nestas etapas preparatórias, que começaram em junho de 2017, foram consolidadas 170 propostas que serão levadas para a conferência nacional. Em outubro, o Morhan foi um dos organizadores daquela que foi a maior entre as conferências livres realizadas, que teve foco em hanseníase e mobilizou centenas de pessoas em Palmas, no Tocantins – saiba mais aqui.

n

 

n

 

n

Clique aqui e conheça o Caderno das Propostas Consolidadas para a 1ª CNVS

n

 

n

A Vigilância em Saúde inclui a vigilância sanitária, a epidemiológica, a ambiental e a de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível promover mais qualidade de vida.

n

 

n

Para o CNS é fundamental, neste momento de desmonte das políticas públicas e perdas de direitos, resistir, defender e divulgar a amplitude do SUS. Se você estiver em Brasília e quiser contribuir cobrindo este grande evento para veículos tradicionais ou independentes, participe da equipe de comunicação. Para isso, basta preencher formulário de credenciamento aqui.

n

 

n

As inscrições que foram realizadas antes da alteração de data da 1ª CNVS estão mantidas.

n

 

n

Mais informações:

n

 

n

O que: 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

n

Quando: 27 de fevereiro a 2 de março

n

Onde: Centro de Eventos da Ascade (SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília)

n

Contato: (61) 3315-3576 / 3135

n

 

n

Saiba tudo sobre a conferência no site: http://cnvs.org.br/

n

 

n

 

n

(Com informações da Comunicação da CNVS)