Morhan participa de seminário sobre a situação da hanseníase no Pará
n
n
Promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems-PA) em parceria com o Ministério da Saúde, o Seminário sobre a Situação da Hanseníase no Estado do Pará foi realizado nesta quarta-feira (13), em Belém do Pará, com a participação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). A Coordenação Estadual do Programa de Controle da Hanseníase e a Sociedade Brasileira de Hansenologia (HSB) também foram parceiras do evento.
n
n
Em 2016, o estado registrou 2.527 casos novos da doença, o que representa uma taxa de incidência de 30,43 novos casos por cem mil habitantes, considerada muito alta. Nesse cenário preocupante, a coordenadora nacional do Programa de Controle da Hanseníase, Carmelita Ribeiro, falou a representantes de mais de 40 municípios no evento. Foi reiterada a importância de investimento em pesquisa e capacitação de profissionais de saúde nos próprios municípios para estimular a busca ativa para detecção oportuna de casos novos. Entre as deliberações, destaca-se a realização de Campanhas Municipais de enfrentamento à Hanseníase nos municípios, sobretudo nos hiperendêmicos.
n
n
O coordenador do Morhan de Marituba, Edimilsom Picanço, representou o Morhan do estado do Pará na atividade, acompanhado dos voluntários Arnaldo Cléber Castro e Augusto César Henrique, que representaram o Morhan de Marituba.