O projeto de pesquisa “Apropriação e usos da escrita por moradores do hospital-colônia Dr. Francisco Ribeiro Arantes”, vinculado ao campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), foi aprovado e contará com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O estudo começará a ser produzido pela pela graduanda do Curso de Pedagogia e voluntária do MORHAN, Débora Takehara, em setembro desse ano e terá a duração de 12 meses. O projeto terá a orientação da Profa. Dra. Cláudia Lemos Vóvioem.Sobre o projetoO projeto de pesquisa visa identificar e compreender as práticas de uso da linguagem escrita no hospital-colônia Dr. Francisco Ribeiro Arantes (Pirapitingui), referência em hanseníase para o Estado de São Paulo, em Itu. Será realizada no âmbito da linha de pesquisa Projeto Letramento e participação social, sob a coordenação da Profa. Dra. Cláudia Lemos Vóvio. O foco do estudo recai sobre o conjunto de práticas sociais relacionadas ao uso, à função e ao impacto da escrita; ao estudo dos letramentos de moradores jovens e adultos desse hospital-colônia (BARTON E HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995; STREET, 2004). O pressuposto assumido é que há diferenças entre as práticas de letramento situadas em contextos urbanos e fortemente influenciados pela burocracia, por meios de comunicação de massa e pela escolarização e aquelas situadas na Colônia, desenvolvidas por pessoas em situação de segregação, com pouca ou nenhuma escolaridade, e que também necessitam atender às demandas sociais de uso da escrita, personificadas nas relações próprias desse contexto (HAMILTON e BARTON, 2000). No contexto da Colônia, serão examinadas as atividades de letramento sustentadas e aprendidas e, mesmo aquelas, impedidas nas vidas dos moradores e os modos de interação entre a escrita e os hansenianos que lá habitam. Além de tornar visíveis os letramentos situados nesse contexto, essa investigação almeja realçar e identificar os textos que circulam e são recebidos nessa comunidade, já que estes são parte crucial dos eventos do letramento mediando as relações entre os sujeitos.