Unidade móvel para diagnóstico da hanseníase percorreu municípios tocantinenses de outubro de 2011 a julho de 2012. Resultado da iniciativa será apresentado em evento no próximo dia 23.
Na próxima segunda-feira, 23 de julho, a Carreta da Saúde encerra suas atividades em Tocantins. De outubro de 2011 a julho de 2012, a unidade móvel para diagnóstico imediato da hanseníase percorreu municípios como Arraias, Gurupi, Colinas, Lajeado, Porto Nacional e Palmas, levando à população serviços gratuitos e informações relativas à doença. Os resultados da iniciativa serão apresentados durante uma reunião, que acontece no auditório da Justiça Federal da capital tocantinense. O encontro contará com a participação de representantes da Coordenação Nacional da Hanseníase, do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), da Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins, do Ministério Público e da Diretoria Geral de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado.
A Carreta da Saúde é resultado de uma parceria da Novartis com o Morhan e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Para o coordenador nacional do Morhan e conselheiro nacional de saúde Artur Custódio, o saldo do trabalho é positivo. “A informação é a melhor estratégia para reduzir a incidência da hanseníase. Apesar de ter elevados índices de cura e do tratamento estar disponível gratuitamente da rede pública de saúde, o Brasil ainda é o primeiro país no ranking mundial de prevalência da hanseníase”, ressalta Artur.
“Com a iniciativa em Tocantins, reforçamos nosso compromisso em contribuir para mudar este cenário, que é agravado pelo preconceito, que afasta pacientes das unidades de saúde e do diagnóstico precoce, essencial para o sucesso do tratamento”, avalia o coordenador do Morhan.
Segundo o Ministério da Saúde, o país registra uma taxa de prevalência da doença de 1,54 casos para cada grupo de 10 mil habitantes, com 33.955 novos casos detectados em 2011. No Tocantins, os dados referentes ao ano passado revelam a taxa de prevalência de 5,47 casos por cada grupo de 10 mil habitantes e 991 novos casos.
Acesse a tabela completa do Ministério da Saúde sobre os dados da hanseníase em 2011:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/indi_operacionais_epimieologicos_hans_br_2011.pdf
Confira a programação do encontro:
9h – Mesa de abertura
Coordenação Nacional do Morhan, Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins e Diretoria Geral de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado
9h30 – Apresentação de artista convidado
10h – Palestra
Rosa Castália França Soares – Coordenação Nacional da Hanseníase
10h30 – Apresentação de estratégias da Carreta da Saúde a nível nacional
Arthur Custódio – Coordenador nacional do Morhan
11h30 – Apresentação dos resultados da Carreta da Saúde no Tocantins de outubro de 2011 a julho de 2012
Adriana Regina Farias Pontes Lucena – Gerência Estadual de Hanseníase do Tocantins
De 14h às 16h – Apresentação do resultado da Carreta da Saúde nos municípios tocantinenses (Arraias, Gurupi, Colinas, Lageado, Porto Nacional e Palmas)
16h – Debate
16h30 – Enceramento
SERVIÇO
Reunião de encerramento da Carreta da Saúde em Tocantins
Data: Segunda-feira, 23 de julho, às 9h
Local: Auditório da Justiça Federal
Endereço: Praça dos girassóis, s/n, Centro, Palmas
Credenciamento de imprensa: imprensa@morhan.org.br
CONTATO
Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN
Renata Fontoura – 21 9615 0648
Bel Levy – 21 7240 4488
imprensa@morhan.org.br