(Nésio, à época secretário de Saúde de Palmas, fala na abertura da Primeira Conferência Nacional de Vigilância em Saúde com foco em Hanseníase, que o Morhan ajudou a construir – Foto: Prefeitura de Palmas/Igor Flávio)
n
Carta de entidades e autoridades em congratulações à indicação de Nésio Fernandes para a SESA/ES
Representando um conjunto de entidades da área da saúde e da sociedade civil organizada, viemos a público parabenizar o governador eleito do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, pela escolha do médico Nésio Fernandes para compor sua equipe como secretário de Estado da Saúde.
n
n
Nésio tem longa trajetória na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Controle Social – a esfera participativa do SUS em que usuários, profissionais e gestores discutem , fiscalizam e ajudam a promover políticas públicas de saúde democráticas. Sua história une campos muito importantes para a saúde pública: trata-se de um médico de Saúde da Família pós-graduado em instituições reconhecidas por sua expertise, como o Sírio Libanês em SP, e com experiência em associações comunitárias e movimentos populares da área da saúde, o que o faz conduzir ações em saúde que buscam articular uma assistência de qualidade com o atendimento humanizado e a equidade.
n
n
Esse reconhecimento é consequência, especialmente, dos seus feitos em Palmas, capital do estado do Tocantins. Como secretário de saúde daquele município, atuou fortemente na valorização dos trabalhadores do SUS, qualificando a formação em serviço por meio de parcerias com universidades públicas e com a Fundação Escola de Saúde Publica, o que foi fundamental para o sucesso da gestão em vários setores, como vigilância em saúde, vigilância ambiental, atenção primária, melhoria das UPAs, humanização, práticas integrativas e assistência farmacêutica.
n
n
Destacamos ainda o sucesso de sua atuação no enfrentamento da hanseníase, que permanece um grave problema de saúde pública no país especialmente por conta de um diagnóstico ainda deficitário dos casos. O projeto “ Palmas Livre da Hanseníase” melhorou a capacidade da estrutura local do SUS para o diagnostico da doença, o que fez com que o município detectasse quase quatro vezes mais os casos chamados de “ocultos”, que não estavam diagnosticados pela rede, diminuindo assim os diagnósticos tardios e as sequelas subsequentes. Este trabalho foi internacionalmente reconhecido e inspirou a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde a lançarem o projeto “ Brasil Livre da Hanseníase”, nos mesmos moldes.
n
n
Assim, acreditamos que a escolha de Nésio Fernandes para a equipe demonstra o compromisso do próximo Governo do Estado do Espírito Santo com uma gestão pública comprometida ao mesmo tempo com a excelência técnica e com a humanização dos serviços públicos prestados à população.
n
Entidades
n
MORHAN NACIONAL – Coordenação Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase
n
SBH – Sociedade Brasileira de Hansenologia
n
n
UAEM Brasil – Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais
n
n
CONAM – Confederação Nacional da Associação de Moradores
SINDSAÚDE-ES – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espírito Santo
SINDIENFERMEIROS-ES – Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo
n
SINFES – Sindicato dos Farmacêuticos do Espírito Santo
n
MORHAN núcleo Cariacica
n
MORHAN Capixaba
n
Associação dos ex-internos do educandário Alzira Bley – Cariacica-ES
n
Associação Pró-vidas Transplantes do ES
n
Federação das Associações de Deficientes de MG
Personalidades
n
Ethel Maciel
n
(Vice-Reitora da UFES)
n
Patricia Duarte Deps
Crispin Cerutti Junior
Maria Angelica Andrade
Tiago Sarti
Adauto Emerich
(Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES)
n
Filomena Alencar
n
(Departamento de Pediatria da UFES)
Ernesto Charpinel
n
(IFES – Instituto Federal do Espírito Santo)
Artur Custódio Moreira de Sousa – RJ
Adauto Vieira – ES
Getúlio Vargas – RS
(Conselheiros Nacionais de Saude)
n
Lucimar Batista – PI
(Conselheira Nacional do Direitos da Pessoa com Deficiência)
n
Leomar Brigagao – TO
Eni Carajás – MG
(Conselheiros Nacionais dos Direitos da Pessoa Idosa)
n
Ana Claudia Meirim Krivochein -RJ
(Conselheira nacional da Agência de Saúde Suplementar)
n
Targino Gondin- BA
n
(Músico)