Guia sugere parcerias e atividades para eliminação da hanseníase

Guia sugere parcerias e atividades para eliminação da hanseníase

Eliminar doenças através da união entre escola e saúde. Esse é o objetivo do Guia de Metodologias e Atividades desenvolvido no projeto Ações Preventivas na Escola – APE. A iniciativa foi elaborada em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças – CDD e o Projeto Prevenção Também se Ensina – PTE, para o desenvolvimento de atividades junto ao Programa Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. 

 

No documento, que é um excelente material de consulta e esclarecimento para educadores, voluntários e comunidade geral, são detalhadas três doenças que já poderiam ter sumido do mapa, mas que ainda estão por aqui, verminose, tracoma e hanseníase. Todas elas têm uma coisa em comum: aparecem em situações de higiene inadequada e em situações em que o saneamento básico é ineficiente. 

 

Por isso a importância do guia ao apresentar atividades específicas e ações conjuntas voltadas para crianças e adolescentes, sempre com o intuito de esclarecer os sinais e sintomas dessas doenças, como preveni-las e onde buscar tratamento. As sugestões contidas privilegiam iniciativas lúdicas e colaborativas, envolvendo participantes do Programa Escola da Família e do Projeto Ações Preventivas na Escola. Há também sugestões de filmes, links e materiais disponíveis na internet.

 

Quer mais detalhes? Consulte a apresentação e saiba como colaborar com o combate às doenças. http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hans/eventos/guia12_Bichos.pdf