Hanseníase: Carretinha da Saúde marca o inicio de campanha nacional no RJ

Hanseníase: Carretinha da Saúde marca o inicio de campanha nacional no RJ

Iniciativa do Morhan em Iguaba Grande, no Rio de Janeiro, é o ponto de partida para ação do Ministério da Saúde no Estado. A mobilização nas escolas prevê a avaliação de 9,2 milhões de estudantes em todo o país.

 

 

 

 

Entre os dias 18 e 22 de março, a Carretinha da Saúde, unidade móvel para diagnóstico imediato da hanseníase, estará no município de Iguaba Grande. A ação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) marca o início no estado das atividades de uma campanha nacional de prevenção da doença nas escolas. Promovida pelo Ministério da Saúde no mesmo período, a iniciativa prevê avaliar 9,2 milhões de estudantes da rede pública em todo país, como anunciou o ministro da saúde, Alexandre Padilha, durante a abertura do 14º Encontro Nacional do Morhan, realizado no mês de fevereiro, no Rio de Janeiro.

 

 

 

Cerca de 800 municípios brasileiros receberão as ações da campanha nacional do Ministério da Saúde, que visam avaliar estudantes de escolas públicas, com idade entre 5 e 14 anos, com o objetivo de diagnosticar casos de hanseníase.

 

 

 

Agentes comunitários de saúde e profissionais da Estratégia de Saúde da Família estarão mobilizados neste dias para atender mais de 9 milhões de crianças e adolescentes. O Morhan apoia a iniciativa, que fortalece ainda mais o enfrentamento da doença.
“A incidência de casos em crianças é um alerta importante. O Brasil é o segundo país com maior número de casos em crianças e este dado revela que há muitos adultos sem tratamento e que temos muito trabalho pela frente”, ressalta o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio. “A campanha sobre o tema nas escolas é fundamental para que as crianças se tornem multiplicadores de informação correta e contribuam para o enfrentamento do preconceito. Mas sem dúvida, outro objetivo é o de controlar os focos domiciliares”, completa o coordenador.

 

 

 

 

No Estado do Rio de Janeiro, a campanha do Mistério da Saúde incluirá 22 municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João do Meriti, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Campos dos Goitacazes, Belford Roxo, Japeri, Magé, Queimados, Macaé, Angra dos Reis, Itaguaí, Porciúncula, Mesquita, Santa Maria Madalena, Saquarema, Seropédica, Nilópolis, Guapimirim e Itaboraí.

 

 

 

 

Iguaba Grande contra a Hanseníase

 

Unidade móvel adaptada que conta com três ambulatórios, a Carretinha da Saúde levará aos bairros do Centro e de Vila Nova informação qualificada sobre a doença e contribuirá para o diagnóstico da hanseníase na região. “A Carretinha da Saúde já desenvolve um trabalho que reforça o objetivo da campanha do Ministério da Saúde, que é o de realizar o diagnóstico precoce para evitar sequelas e enfrentar o preconceito ainda associado à hanseníase”, enfatiza Artur Custódio. Palestras nas Unidades Básicas de Saúde e atividades culturais também farão parte da programação que mobilizará a Iguaba Grande.

 

 

 

 

Hanseníase no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, 30 mil novos casos de hanseníase foram identificados no país em 2011 – o que significa uma redução de 15{8acbc451908f27a1ce11709e6e090800a0b3786d7934afbae9a9d7bd9f01ebec} em relação ao ano anterior. Entre menores de 15 anos a redução foi de 11{8acbc451908f27a1ce11709e6e090800a0b3786d7934afbae9a9d7bd9f01ebec}. Apesar do avanço, a eliminação da hanseníase ainda é um desafio à saúde pública brasileira. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o coeficiente de prevalência da doença corresponda a menos de dez casos por cada 100 mil habitantes – em 2011, o Brasil registrou o coeficiente de 17,65 casos novos por 100 mil habitantes.

 

 

 

Dados do Ministério da Saúde sobre hanseníase: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/indi_operacionais_epimieologicos_hans_br_2011.pdf
SERVIÇO:
Carretinha da Saúde em Iguaba Grande
Dia 18/03, segunda-feira
Praça Edyla Pinheiro, de 9h às 14h
Centro
Dia 20/03, quarta-feira
Prefeitura Municipal, de 9h às 14h
Centro
Dia 22/03, sexta-feira
Estrada do Arrastão s/n, de 9h às 14h
Vila Nova

CONTATO
Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN
Assessoria de Comunicação
Renata Fontoura – 21 9615 0648
TELEHANSEN: 0800 026 2011
imprensa@morhan.org.br