JANEIRO ROXO
n
Ações em Juazeiro do Norte/CE focam em educação sobre hanseníase para população, usuários e profissionais de saúde
n
O último domingo de janeiro é o Dia Mundial das pessoas atingidas pela Hanseníase e o Dia Nacional de luta contra a doença
n
n
No Janeiro Roxo, mês em que campanhas em todo o mundo chamam a atenção para a hanseníase, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) promove ações regionais, nacionais e internacionais para multiplicar uma informação potente e que precisa ser amplamente conhecida: hanseníase tem cura! Em Juazeiro do Norte, no Ceará, a campanha foi pensada para envolver a população em geral, os usuários do SUS e pacientes atingidos pela hanseníase e os profissionais de saúde.
n
n
As ações estão sendo realizadas nos bairros João Cabral e Antônio Vieira, e também no Centro de Dermatologia, que terá programação do dia 22 ao dia 26 de janeiro. A realização é uma parceria entre o núcleo Morhan de Juazeiro do Norte com a prefeitura do município e a Secretaria Municipal de Saúde.
n
n
Cenário preocupante
n
O Brasil é o país com o maior número de casos novos proporcionais de hanseníase no mundo. Em 2016, o país registrou 25.218 novos casos da doença, o que representa uma taxa de 12,23 novos casos a cada cem mil habitantes, acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, cenário que exige a ampliação dos esforços para controle e eliminação da doença. No mesmo ano, o Ceará registrou 1.698 novos casos de hanseníase, uma taxa de 18,94 casos novos por cem mil habitantes. Em 2017, dados preliminares indicam a detecção de 1.447 casos novos no Ceará, o que representa uma taxa de 16,14 por cem mil habitantes, ainda um índice alto e que exige atenção.
n
n
n
Confira o conjunto de ações do Janeiro Roxo em Juazeiro do Norte/CE:
n
n
14 e 21/01 Panfletagem com distribuição de material educativo e mobilização comunitária no bairro João Cabral e palestra no Bairro Antônio Vieira
n
n
22/01 Abertura da Semana Mundial de Combate à Hanseníase, às 8h no Centro de Dermatologia (Bairro Santa Tereza)
n
n
23/01 Roda de Conversa com os pacientes (tema: autocuidado), às 8h30 no Centro de Dermatologia (Bairro Santa Tereza)
n
n
24 a 26/01 Observatório da Hanseníase com os profissionais de saúde, das 7h30 às 17h no Centro de Dermatologia (Bairro Santa Tereza)
n
n
22 a 26/01 Exposição de Materiais Educativos, das 7h30 às 17h no Centro de Dermatologia (Bairro Santa Tereza)
n
n
n
Hanseníase tem cura! Saiba mais sobre sinais e sintomas no link: http://www.morhan.org.br/sobre_hanseniase
n
n
:: Atenção jornalistas para a terminologia correta ao falar sobre hanseníase, saiba mais aqui ::
n
n
n
Utilidade pública:
n
A população pode se informar sobre a doença, como funciona o tratamento, que serviços procurar e muito mais sobre hanseníase através do TeleHansen e do ZapHansen do Morhan:
n
n
TELEHANSEN 0800 026 2001
n
n
ZAPHANSEN (21) 97912 0108
n
n