A emocionante narrativa de Nelson Pereira Flôres, “A Rosa e o Machado: Memórias de um Brasileiro Excluído”, será lançada no dia 28 de janeiro, às 10h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, em Betim, MG. O evento compõe as festividades do 30ª edição do Concerto contra o preconceito, uma tradição do janeiro roxo de Betim, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade
Nascido em 1˚ de abril de 1943, em Águas Vermelhas, Minas Gerais, Nelson Pereira Flôres foi internado compulsoriamente na Colônia Santa Isabel, em Betim, em agosto de 1955, aos 12 anos de idade. Suas vivências na comunidade fizeram dele uma testemunha qualificada da história da hanseníase.
A obra é uma jornada tocante pelos anos vividos na Colônia Santa Isabel, destacando a resiliência diante das adversidades. Nelson iniciou sua militância social e política em 2005, tornando-se voluntário do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Sua participação ativa contribuiu para a conquista da Lei 11.520/2007, que indenizou os ex-pacientes de hanseníase confinados compulsoriamente em colônias pelo Brasil.
“O aparecimento de uma estranha doença perturbou violentamente este mundo de dificuldades e alegrias. Dormências, manchas e caroços, o medo e o preconceito aflorando…”, relata Nelson, relembrando o impacto da doença em sua vida aos 12 anos.
Casado com Zenaide, pai de Thiago, Nelson reside com a família na Colônia Santa Izabel. Seu relato é um testemunho poderoso que destaca a força da resiliência humana e a luta contra o estigma associado à hanseníase.
“A Rosa e o Machado: Memórias de um Brasileiro Excluído” é um convite para refletir sobre as adversidades enfrentadas por aqueles afetados pela hanseníase e um tributo à coragem e determinação de Nelson Pereira Flôres.