NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE DO MORHAN AO PADRE JÚLIO LANCELOTTI

NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE DO MORHAN AO PADRE JÚLIO LANCELOTTI

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) vem a público expressar seu mais veemente apoio e solidariedade ao Padre Júlio Lancelotti, notável defensor dos direitos humanos e incansável lutador pela justiça social.

É com grande preocupação que observamos as recentes investidas da extrema-direita contra o Padre Julio Lancelotti, que têm se intensificado nos últimos tempos. A mais recente evidência desse ataque é o pedido de abertura de uma CPI protocolado na Câmara Municipal de São Paulo. Tal perseguição é reflexo da incomensurável contribuição do clérigo à luta pela igualdade e justiça social, incomodando aqueles que são contrários a esses valores fundamentais.

O Padre Julio Lancelotti tem sido um parceiro exemplar do Morhan, abrindo generosamente espaço para que nossos voluntários em São Paulo realizem anualmente campanhas educativas no Dia Mundial da Hanseníase. Sua dedicação incansável às causas sociais e da hanseníase e sua incessante busca por uma sociedade mais inclusiva são dignas de reconhecimento e respeito.

O Morhan repudia veementemente qualquer forma de perseguição e difamação dirigida ao Padre Julio Lancelotti. Exigimos o respeito à liberdade de expressão, à liberdade religiosa e ao direito de realizar ações em prol da justiça social e dos direitos humanos. O clérigo merece todo o apoio da sociedade civil e das instituições comprometidas com a defesa dos valores que promovem a igualdade e a dignidade de todas as pessoas.

Neste momento delicado, reafirmamos nossa solidariedade ao Padre Julio Lancelotti e permanecemos ao seu lado na defesa dos princípios que norteiam o trabalho conjunto em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Coordenador Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN)

Faustino Francisco Pinto