Morhan participa de curso de fortalecimento de lideranças e do Fórum Social para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas

Morhan participa de curso de fortalecimento de lideranças e do Fórum Social para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas

PERNAMBUCO

n

Morhan participa de curso de fortalecimento de lideranças e do Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas

n

 

n

Curso oferecido pela NHR Brasil com apoio do movimento inclui conceitos de direitos humanos e políticas públicas, com participação no Fórum Social e no MedTrop

n

 

n

Levar as pessoas atingidas pelas doenças infecciosas e negligenciadas no Brasil ao exercício pleno da cidadania na luta pelas suas causas. Com este objetivo, o Curso de Desenvolvimento de Lideranças para Defesa de Direitos de Pessoas com Doenças Infecciosas e Negligenciadas foi realizado em Recife a partir do dia 31 de agosto, ministrado para pacientes e ex-pacientes de hanseníase, doença de Chagas, leishmaniose, hepatites, HIV/Aids, filariose e esquistossomose. O Morhan ajudou a construir a atividade e participou representado por Faustino Pinto, da coordenação nacional e do Morhan-Juaz, e por Francilene Mesquita, do Morhan-PI.

n

 

n

O objetivo é fortalecer as lideranças para que possam atuar de forma mais efetiva em associações e organizações da sociedade civil voltadas para estas causas. O curso buscou identificar as necessidades dos participantes e potencializar competências para que os objetivos de cada instituição sejam alcançados. Conhecimentos sobre direitos humanos, construção e monitoramento de políticas públicas foram alguns dos temas trabalhados com o grupo.

n

 

n

O primeiro módulo do curso foi presencial para 25 participantes e se realizou até o dia 2 de setembro, domingo, em Recife. Na sequência, os participantes serão acompanhados à distância na execução de atividades práticas.

n

 

n

As pessoas atingidas pelas doenças negligenciadas vivenciam múltiplos desafios, como no acesso aos serviços de saúde e ao tratamento adequado. A invisibilidade e o estigma também se impõem como dificuldades para as famílias que buscam condições dignas de conviver com as doenças.

n

 

n

O curso é realizado pela NHR Brasil com o apoio da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e do Ambulatório de Doença de Chagas do Pronto Socorro Cardiológico Universitário da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE).

n

 

n

Fórum Social e MedTrop

n

 

n

No sábado, dia 1º de setembro, os participantes integraram o Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, realizado no Mar Hotel Conventions (na foto, Faustino participa da mesa de abertura). O fórum está na terceira edição, proporcionando um espaço de discussão dos desafios em comum e de construção coletiva de agendas e reivindicações.

n

 

n

A segunda atividade prática foi a participação no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O Congresso tem atividades até o dia 5 de setembro, e outros integrantes do Morhan, como Clodis Maria Tavares, de Alagoas, e militantes do Morhan-PE, seguem em articulação com representantes da causa de outras doenças negligenciadas.

n

 

n

Saiba mais:

n

http://forumnegligenciadas.org/ 

n

http://www.medtrop2018.com.br/

n

https://www.nhrbrasil.org.br/

n

 

n

Fonte: site NHR Brasil com informações da Assessoria de Comunicação do Morhan