LUTA INTERNACIONAL
n
Morhan participa de encontro de associações de pessoas afetadas pela hanseníase na Colômbia
n
n
Nos dias 21 e 22 de setembro, a coordenação nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) esteve participando do VIII ENCUENTRO NACIONAL DE ASOCIACIONES DE PERSONAS AFECTADAS POR HANSEN (VIII Encontro Nacional de Associações de Pessoas Afetadas pela Hanseníase), na cidade de Cartagena, na Colômbia. Lucimar Batista, Artur Custódio e Thiago Flores representaram o movimento no evento, que teve como tema a promoção de inclusão social e a eliminação da discriminação, com o objetivo de fortalecer a estratégia de reabilitação comunitária, melhorando as condições de vida das pessoas afetadas pela hanseníase e de suas famílias.
n
n
Os representantes do Morhan discutiram propostas para alertar as comunidades para a participação ativa nas ações de Saúde e de prevenção à hanseníase e também sobre a formação de alianças com entidades comunitárias e representantes da sociedade civil, a partir da experiência de 36 anos de atuação do Morhan no Brasil. Na programação, o movimento ainda integrou o debate sobre a realização de um econtro das associações e movimentos da América do Sul em 2020.
n
n
n
O evento foi realizado pela associação do departamento de Bolívar, com o apoio do município de Cartagena, da Federação Nacional de Associações das Pessoas Atingidas pela Hanseníase da Colômbia (Felehansen) e pela fundação alemã DAHW. Além das 16 associações existentes no país, participaram organizações com atuação reconhecida internacionalmente.