Morhan participa de encontro que busca modelo de gestão para a RMRJ

Morhan participa de encontro que busca modelo de gestão para a RMRJ

 

O Morhan participa nesta sexta-feira (28) do encontro “Diálogos Metropolitanos – Ideias para modelar a metrópole”, um ciclo de debates realizado pelo Governo do Rio de Janeiro, através do Comitê Executivo de Estratégias Metropolitanas, juntamente com a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado – Jornalista Roberto Marinho.

O evento aborda e discute a fragilidade institucional existente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a única entre as 41 regiões metropolitanas do Brasil a não possuir um órgão gestor. Entre as questões a serem debatidas estão: como programar um novo modelo de planejamento e execução das funções de interesse comum no âmbito da região metropolitana? Como acolher a participação dos municípios integrantes, sem que haja concentração de poder decisório nas mãos de qualquer ente?

Para o Morhan, a participação do evento é importante é a reorganização urbana adequada para melhoria da qualidade de vida da população. O principal foco é a adequação para pessoas com deficiência onde a cidade deve estar preparada para proporcionar o livre trânsito das pessoas.

“A hanseníase é uma doença que, muito evoluída, pode gerar incapacidades. Ou seja, temos duplo interesse um por sermos cidadãos e é um dever influenciarmos nesse diálogo. O segundo é que abrange também as pessoas que fazem parte da causa que a gente defende”, diz Artur Correa, voluntário do Morhan Nacional.