Morhan participa de lançamento do Memorial da Democracia e articula evento de dez anos da Lei 11.520/07

Morhan participa de lançamento do Memorial da Democracia e articula evento de dez anos da Lei 11.520/07

Morhan participa de lançamento do Memorial da Democracia e articula evento de dez anos da Lei 11.520/07

n

 

n

Militantes do movimento estiveram com Lula na atividade em Belo Horizonte celebrando décadas de compromisso com a luta contra o preconceito

n

 

n

Integrantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) participaram, nesta terça-feira (10), do lançamento do Memorial da Democracia, em Belo Horizonte. Com a presença do ex-presidente Lula, o evento se transformou em uma celebração às lutas do povo brasileiro por mais direitos e justiça social. “Democracia não é casa-grande para um lado e senzala para outro. Democracia é direitos iguais para todos”, defendeu Lula.

n

 

n

O ex-presidente se encontrou com a militância do Morhan durante o evento. O encontro repercutiu os dez anos da lei 11.520/07, assinada por Lula, que garantiu a concessão de pensão especial às pessoas atingidas pela Hanseníase que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios. Um evento comemorativo aos dez anos da Lei está sendo pactuado e deve se realizar até o final do ano.

n

 

n

Durante o lançamento, os integrantes do Morhan também encontraram o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

n

 

n

O Memorial

n

Concebido por uma equipe de jornalistas, historiadores, educadores, artistas e pesquisadores, o Memorial é um museu multimídia dedicado às lutas pela democracia no Brasil. Seu objetivo é colocar à disposição de todos os brasileiros conteúdos dinâmicos sobre a longa caminhada desde a Colônia até o século 21 em busca de democracia com justiça social.

n

 

n

Lançado no final de 2015, o museu já contava com dois períodos recentes de nossa história. Os novos conteúdos lançados na terça-feira correspondem ao módulo 1930-1945, que retrata um momento em que o Brasil deixou de ser uma brincadeira das elites da República do Café-com-Leite, e aos anos de 1945-1964, com um Brasil que começou a construir uma democracia de massas e sonhou sair do subdesenvolvimento.

n

 

n

Acesse o memorial pelo link: http://memorialdademocracia.com.br/

n

 

n

Com informações do Instituto Lula.