RECIFE
n
Morhan Pernambuco promove seminário de educação para hanseníase
n
n
Nos dias 6 e 7 de outubro, o núcleo Pernambuco do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan/PE) promove em Recife o X Seminário de Educação para Hanseníase, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE). Com o tema “Avanços e desafios para o combate à hanseníase no Brasil”, o seminário busca envolver profissionais de saúde, estudantes, professores, gestão e sociedade civil em atividades como minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos.
n
n
Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado de Pernambuco registrou 1.856 casos novos de hanseníase em 2016, sendo 175 casos em menores de 15 anos, números que exigem atenção à situação do estado e ações de educação e diagnóstico oportuno.
n
n
Um dos destaques da programação será a apresentação do cenário de enfrentamento à doença a partir de diversas perspectivas: a coordenadora nacional do Morhan, Lucimar Batista, fala sobre a perspectiva do Movimento Social; Magda Levantezi, da Coordenação Nacional do Programa de Hanseníase do Ministério da Saúde, apresenta o olhar da gestão; o pesquisador em Saúde Pública Carlos Freire de Souza analisa criticamente os indicadores epidemiológicos; enquanto a perspectiva do usuário fica a cargo de Gildo Bernardo da Silva, da Coordenação do Morhan Pernambuco. Trata-se da mesa de abertura, que será realizada na manhã do dia 7, no Auditório Jayme Sherb, da UPE.
n
n
No pré-seminário, dia 6, os minicursos oferecerão capacitação em cuidado e prevenção de feridas hansênicas; atenção integral aos pacientes com hanseníase; exame dermatoneurológico; e reação, recidiva e resistência medicamentosa. Para conferir a programação completa, clique aqui.