Morhan renova representação no Conselho Nacional de Saúde
n
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) renovou o quadro de conselheiros e conselheiras nacionais na eleição realizada na terça-feira (13/11), em Brasília. Foram eleitas 104 entidades que devem compor o colegiado até 2021, com titulares e suplentes. O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) foi reeleito, e será titular na composição que inclui ainda o Movimento de Portadores de Esclerose Múltipla (MOPEM – 1º suplente) e o Movimento Brasileiro de Luta contra as Hepatites Virais (MBHV – 2º suplente). Para conferir a íntegra das entidades eleitas, clique aqui.
n
As entidades representarão os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde (incluindo a comunidade científica), prestadores de serviços e entidades empresariais com atividades na área de saúde.
n
As entidades e movimentos sociais terão até o dia 23 de novembro para indicar os seus titulares e/ou primeiro e segundo suplentes. A posse dos novos conselheiros e conselheiras de saúde será no dia 13 de dezembro, na mesma data que serão escolhidos os membros da mesa diretora e o novo presidente ou presidenta do Conselho.
n
O atual presidente do CNS, Ronald dos Santos, destaca a importância da unidade e da construção coletiva na defesa de direitos e da saúde de qualidade para toda a população. “A eleição encerra de forma mais democrática possível, como uma demonstração de força neste cenário nacional tenebroso que estamos vivendo”, avalia Ronald. “Esse é um processo muito rico, que fortalece a democracia participativa e o Controle Social, que sai unitário e à altura para enfrentar os desafios que nossa realidade impõe para o próximo período”.
n
O processo eleitoral do CNS ocorre a cada três anos.
n
Fonte: Conselho Nacional de Saúde
n