Morhan se solidariza com Cuba contra o bloqueio dos EUA
n
n
n
O MORHAN – Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase, entidade com 37 anos de luta pela garantia dos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase, e contra o estigma, discriminação e desigualdade social que agravam a existência da doença, vem manifestar sua solidariedade à Cuba que sofre por quase 60 anos de um bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América. Este bloqueio é uma demonstração inaceitável de desrespeito aos direitos humanos de um povo soberano que tem dado exemplo para o mundo do que se pode fazer nas áreas de educação e saúde, respeitando as premissas de sua Constituição. São vários países do mundo que contam com a contribuição do trabalho profissional dos médicos cubanos, que não medem esforços em atender a população desses países, a exemplo do Brasil, em locais de difícil acesso, trazendo benefícios incalculáveis para a saúde de todos, e em especial, trazendo fortes resultados e impactos comprovados na luta contra a hanseníase no Brasil, primeiro lugar do mundo em índice da doença.
n
É inadmissível que os Estados Unidos da América mantenham esse bloqueio, dificultando e prejudicando o desenvolvimento econômico de uma país, matando pessoas pela fome e miséria.
Mas o povo cubano não se curvou às ameaças dos governos estadunidenses, através dos tempos, e continua denunciando e lutando contra esse famigerado bloqueio.
n
Manifestamos o nosso apoio à Cuba contra o bloqueio, em defesa da soberania nacional e pela garantia dos direitos humanos.
n
Brasil, 7 de setembro de 2018
MORHAN
n
n
Tradução do ofício encaminhado ao embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gómez González.