RECONHECIMENTO
n
Por trabalho social, integrante da coordenação nacional do Morhan recebe homenagem no Ceará
n
n
No próximo dia 24 de março, sábado, uma solenidade no município de Juazeiro do Norte vai premiar personalidades da Região do Cariri, no Ceará, que se destacaram no ano de 2017. Trata-se do “Prêmio Personalité Cariri 2017”, promovido pela André Lacerdas Produções & Eventos. Entre os homenageados está Faustino Pinto, integrante da coordenação nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), agraciado em reconhecimento pelo trabalho social desenvolvido durante o ano.
n
n
Uma das ações deste trabalho é o projeto Desconstruindo Conceitos, iniciativa do núcleo Morhan-Juaz e realizado em parceria com a NHR Brasil, que promove educação sobre hanseníase em escolas do interior do Ceará. Como idealizador do projeto, Faustino explica o maior problema em relação à hanseníase é a desinformação: “Quando as pessoas têm acesso amplo ao fato de que se trata de uma doença tratável e que tem cura, o preconceito deixa de ser um problema, ele não se multiplica”, defende.
n
n
Outro mérito das ações idealizadas por Faustino é a utilização da arte e da cultura como ferramentas de disseminação de informação sobre direitos, como é o caso da realização do Festival Hanseníase, Diversão e Arte, realizado em 2017 no município de Campos Sales. “Divulgamos os sinais e sintomas da doença de forma criativa, gerando demanda espontânea e contribuindo com as equipes de Estratégia de Saúde da Família na quebra de cadeia de transmissão, buscando eliminar a hanseníase como um problema de saúde pública”, afirma.
n
n
Faustino também é reconhecido por seu apoio à causa dos direitos das pessoas LGBTTS, motivo pelo qual, também em 2017, foi escolhido padrinho oficial da 14ª Parada Gay e da Diversidade LGBTT do município de Crato.
n
n
O prêmio é, assim, um justo reconhecimento ao amplo e diversificado trabalho de Faustino em prol dos direitos humanos, e sobretudo em defesa dos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase, motivo de orgulho ao Morhan.