Rio de Janeiro terá seminário de enfrentamento à hanseníase no dia 7 de agosto

Rio de Janeiro terá seminário de enfrentamento à hanseníase no dia 7 de agosto

INSCRIÇÕES ABERTAS

n

Rio de Janeiro terá seminário de enfrentamento à hanseníase no dia 7 de agosto

n

 

n

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Estadual de Mobilização e Combate à Hanseníase no Rio de Janeiro, que será realizado na manhã do dia 7 de agosto, na capital. Gestores e profissionais de saúde, da comunicação e da educação, usuários do SUS e demais interessados no tema podem se inscrever gratuitamente por meio do formulário online disponível no link: https://goo.gl/forms/xDVRL8VqYLVUSgYZ2

n

 

n

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde do RJ, com o apoio do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RJ (Cosems-RJ). O evento abordará as estratégias de matriciamento e integração com a atenção básica para enfrentamento da doença, as novas descobertas sobre a hanseníase, ações alternativas de comunicação e a história da doença.

n

 

n

A atividade contará com a presença do secretário de Estado de Saúde do RJ, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, e do vice-coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio. Durante a programação, haverá o pré-lançamento do livro “A Praga”, da jornalista Manuela Castro, que analisa a história de isolamento e o preconceito em torno da hanseníase no Brasil.

n

 

n

Semana de mobilização

n

O seminário integra a Semana de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, que promoverá também ações de educação e atendimento de saúde nos dias 4 de agosto, na Cinelândia, e 5 de agosto, no parque Madureira, além de outras atividades em diversos municípios do estado.

n

 

n

A hanseníase tem cura, mas permanece um grande desafio para a saúde pública. Só no estado do Rio, atualmente, 1.049 casos estão sendo tratados, mas o número de pessoas atingidas pela doença pode ser ainda maior, por problemas em relação ao seu diagnóstico e à falta da busca por tratamento que contribuem para o avanço silencioso da doença.

n

 

n

Serviço:

n

Seminário de Enfrentamento à Hanseníase no Estado do Rio de Janeiro

n

Quando: 7 de agosto, das 9h às 12h30

n

Onde: Rua México 128, auditório do 11º andar, centro do Rio de Janeiro/RJ

n

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/forms/xDVRL8VqYLVUSgYZ2